fbpx

Blog da

Quais são as características básicas de um bom gestor de RH?

Para ter o perfil do bom gestor, é preciso saber lidar com as diferentes personalidades dentro de uma equipe. Essa é uma tarefa que exige conhecimento, paixão e talento dos profissionais de RH.

Conheça, a seguir, algumas das características fundamentais que um bom gestor de Recursos Humanos deve ter!

Gostar de pessoas

Saber conviver e, acima de tudo, gostar de lidar com pessoas em seus mais diferentes comportamentos é uma característica primordial para a formação de um profissional de Recursos Humanos.

Esse convívio será a base do seu dia a dia como gestor de RH. Cobranças, elogios, incentivos e, até mesmo, a admissão e demissão de colaboradores fará parte do seu cotidiano. Portanto, é preciso ter muito tato e gostar de conviver com diferentes perfis de pessoas.

Organização

São inúmeras as atividades desempenhadas por um gestor de Recursos Humanos. Sendo assim, ser organizado é um elemento fundamental para obter êxito nesse posto.

Manter uma rotina organizada possibilita que o profissional monitore o desempenho de sua equipe e delegue tarefas com mais facilidade, por exemplo.

Proatividade

Ter atitude na hora de contornar problemas, agir em prol de melhores resultados e desempenhos de uma equipe, estar alinhando com a missão e auxiliar no crescimento da empresa. Esses são alguns traços de proatividade que todo gestor de RH deve ter.

Como o mercado espera que esses profissionais estejam sempre impulsionando o melhor desempenho de uma equipe, é importante que eles tenham atitude e pulso.

Espírito de liderança

Muitos membros de um time enxergam o setor de Recursos Humanos como uma referência de liderança dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental que esses profissionais entendam a importância de se portarem como líderes para suas equipes.

Mais do que apenas mostrar ser o departamento que cobra resultados, os colaboradores esperam do RH melhorias no cotidiano de trabalho, o incentivo para alcançar objetivos cada vez maiores e o reconhecimento por uma conquista importante.

Portanto, cabe ao gestor monitorar e lapidar as habilidades individuais e coletivas dentro de uma empresa, sempre em prol de melhores resultados.

Boa comunicação

Ser hábil na comunicação com as pessoas é um diferencial que o bom gestor de RH deve ter. Afinal, é ele quem comunica promoções, demissões ou os feedbacks para os colaboradores da empresa.

Mais do que apenas gostar de se comunicar, é fundamental ter habilidade na hora de dialogar, pois uma equipe agrupa perfis distintos de pessoas e é preciso ter um discurso claro mesmo diante dessa pluralidade.

Caráter motivacional

Todas as empresas têm metas que devem ser alcançadas pelos colaboradores. Incentivar a equipe, auxiliando na conquista desses objetivos é uma importante tarefa do gestor de RH.

Para isso, o líder deve conhecer seu time de colaboradores, entendendo e explorando as suas potencialidades individuais. Outra forma de motivar uma equipe é criar estímulos e benefícios para aqueles que atingirem bons desempenhos.

Empatia

A empatia trata da habilidade do ser humano de se colocar no lugar do outro. Com os diferentes perfis de pessoas cada vez mais presentes em nosso cotidiano, saber olhar atenciosamente essas nuances e lidar com elas tornou-se o grande desafio dos gestores de RH atualmente.

Olhe para seu time e se esforce para entender separadamente cada colaborador. As pessoas desejam ser reconhecidas em sua individualidade, e saber colocar isso em prática ajudará muito no gerenciamento de uma equipe.

O time de colaboradores é um dos recursos mais importantes para o sucesso ou o fracasso na conquista de bons resultados de uma empresa. E, para alcançar as metas esperadas, é fundamental que o responsável reúna habilidades que contemplam o perfil do bom gestor para lidar com esse capital humano.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e divida com seus amigos essas informações sobre gestão!

Comentários