fbpx

Blog da

Você sabe a hora certa de treinar a sua equipe?

Treinar a sua equipe adequadamente é o primeiro passo para conquistar a excelência no atendimento e, consequentemente, se diferenciar no mercado. Afinal, colaboradores bem treinados e alinhados à cultura e padrões da empresa tornam-se mais motivados e ágeis em todas as fases do negócio, o que, é claro, gera lucro.

Mas você, enquanto profissional, sabe qual a hora certa de treinar a sua equipe? Visando lhe auxiliar, listamos a seguir algumas dicas de como treinar e motivar seus colaboradores, sempre analisando o melhor momento. Acompanhe!

Chegada de novos funcionários

Não há como fugir dos treinamentos para os novos contratados. Quando um funcionário chega à empresa, este deve entender detalhadamente, na teoria e na prática, como funcionam os processos.

As integrações também devem ser adotadas, uma vez que permitem que os novos e antigos funcionários interajam, se conheçam e tornem o ambiente corporativo mais amigável e confortável.

Mudança de tecnologia

Para que sejam aproveitadas em sua totalidade, as novas tecnologias, seja nos setores de produção, gestão ou atendimento, devem ser utilizadas por colaboradores capacitados.

De nada adianta adquirir um excelente sistema de CRM, por exemplo, se a sua empresa não contará com profissionais qualificados para executar as ações?

Sempre que os processos tecnológicos sofrerem alterações, é obrigatório um treinamento direcionado às novas mudanças.

Alteração nos processos da empresa

Quando um time está acostumado a seguir uma determinada linha de produção, qualquer mudança ou alteração nos processos pode ser recebida com certa dificuldade. Por questão de rotina, mesmo.

Neste caso, a necessidade de treinar a equipe para a nova rotina também se faz necessária. E quando a mudança traz consigo a implantação de uma nova tecnologia, como mencionado no tópico anterior, a importância do treinamento é ainda maior.

Necessidade dos funcionários

Entender e descobrir quais são as principais necessidades e deficiências de cada funcionário permite que o gestor ofereça o treinamento ideal para cada setor da equipe. Por saber exatamente em qual ponto é preciso melhoras, há uma grande economia de tempo, além de redução de custos com refação de processos que poderiam ser evitadas.

Uma boa maneira de conhecer tais deficiências é conversar diretamente não somente com os líderes de setor mas, também, com os colaboradores que atuam em cada área. Vale lembrar que, muitas vezes, o funcionário possui uma visão diferenciada do que realmente pode melhorar.

Repasse de aprendizado

Um fator importante que deve ser levantado ao treinar a sua equipe é instigar o repasse do conhecimento, seja entre funcionários do mesmo setor ou, até mesmo, entre filiais.  Desta forma, os colaboradores conquistam novas competências, executam melhor suas tarefas e se tornam especialistas.

Além de reduzir a necessidade de treinamentos, os funcionários mais dedicados e competentes podem ser convidados a disseminar seu conhecimento em palestras internas e workshops.

Quando uma empresa entende em qual momento deve treinar a sua equipe, os resultados alcançados são bem mais satisfatórios; tanto para a companhia quanto para os colaboradores. A equipe estará igualmente capacitada e em sintonia para enfrentar as novas demandas.

E você, como costuma identificar o momento ideal para treinar a sua equipe? Deixe-nos um comentário logo abaixo e compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores!

Comentários