Uma empresa que se destaca no mercado é aquela que investe no seu quadro de funcionários. Além de prover ferramentas e métodos para que eles se sintam motivados para produzir mais e melhor, existe também uma série de benefícios que podem ser dados a essa parte tão importante da empresa, como o Vale Transporte, Vale Alimentação/Refeição, auxílio creche, dentre outros.
Um colaborador bem assistido é sinônimo de que a companhia está investindo nele. Contudo, o bem-estar está além de atender as necessidades básicas, transcendendo também para o setor cultural. Todos nós merecemos lazer, entretenimento e cultura na nossa vida. Pensando nesse contexto é que foi criado o Vale Cultura. E no post especial de hoje você vai saber tudo sobre esse benefício. Venha ver!
Trata-se de um benefício mensal no valor de R$ 50,00 destinado aos trabalhadores com vínculo empregatício formal, isso é, com carteira de trabalho assinada. Foi criado pelo Governo Federal, instituído pela Lei 12.761, de 27 de dezembro de 2012 pensando no colaborador.
O objetivo principal é incluir a cultura no cotidiano dos empregados para que eles possam ter acesso a produtos e serviços relacionados à cultura, a saber:
Ele tem uma diferença em relação ao Vale Alimentação, por exemplo. Os créditos são cumulativos, sendo possível acumular saldo para realizar cursos que demandam um investimento maior, sem prejudicar a empresa.
O Vale Cultura é fornecido pela pessoa jurídica aos seus empregados via cartão magnético pré-pago. Esse é válido em todo território nacional, no valor de R$ 50,00 mensais.
Para a concessão e operacionalização do benefício, existem os seguintes tipos de empresas:
São empresas que provêm o benefício aos seus colaboradores e podem ter descontos no imposto de renda.
São pessoas jurídicas que recebem o Vale Cultura como forma de pagamento. A saber, são representadas pelos cinemas, casas de espetáculos, livrarias, dentre outros estabelecimentos comerciais.
São as companhias autorizadas pelo Ministério da Cultura a comercializar e produzir os cartões magnéticos.
Todos os trabalhadores, desde que regulados na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), podem usufruir do programa.
Contudo, a prioridade do benefício é para trabalhadores que ganhem até 5 salários mínimos. O Vale Cultura também pode ser oferecido aos demais funcionários, desde que seja ofertado aos funcionários com menores salários também.
A vantagem para a empresa é que o benefício não constitui base de incidência de FGTS ou contribuição previdenciária. As empresas poderão reduzir até 1% do imposto de renda sobre o valor do lucro real.
Além da dedução previdenciária, a empresa consegue motivar os colabores a produzirem mais e melhor, favorecendo para que todos eles tenham melhor formação social e educacional.
Toda empresa que esteja regular perante a Receita Federal e com o Ministério do Trabalho pode fazer o cadastro que é simples e rápida execução.
Primeiro, deve-se solicitar a inscrição no site oficial do Ministério da Cultura. Em seguida, clique no banner CREDENCIAMENTO. Após, clique na opção CADASTRAR BENEFICIÁRIO e preencha todo o formulário, fornecendo o CNPJ, CPF do responsável pela empresa, endereço comercial, contatos e número de quantidade de colaboradores categorizados por faixa salarial.
Lembre-se que são os funcionários o motivo do sucesso de sua empresa. Pense no que há de melhor neles. Por isso, é importante investir em benefícios como o Vale Cultura para prover a eles melhores oportunidades de educação e cultura. Dessa forma, o seu colaborador se sentirá mais motivado e participante das atividades da sua empresa.
Agora que você já sabe tudo sobre o Vale Cultura, que tal aproveitar o espaço nos comentários e nos falar sobre suas ideias desse benefício? Já o conhecia? Compartilhe sua opinião conosco!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários