fbpx

Blog da

Rotatividade na empresa: quando se preocupar com isso?

A rotatividade na empresa ainda é um desafio muito grande para os gestores. O turnover da equipe põe em dúvida a qualidade da gestão de pessoas, freia o crescimento da organização e gera custos que poderiam ser evitados.

Os motivos que levam os profissionais a deixarem uma organização, por escolha própria ou por decisão da empresa, são vários: baixo desempenho, outra proposta de emprego atrativa, faltas, relacionamento ruim com a equipe, entre outros.

Mas quando é preciso ficar em alerta? Quais decisões tomar frente a esse cenário? A rotatividade é sempre um fator preocupante? Essas e outras perguntas são respondidas a seguir. Confira!

A rotatividade na empresa é sempre um fator de preocupação?

Não; o que precisa ser observado são os motivos que levaram à demissão de um colaborador como forma de aprimorar a gestão de pessoas. As pesquisas de clima e as entrevistas de desligamento são excelentes ferramentas para corrigir as oportunidades.

A rotatividade é benéfica pelo fato de agregar à organização novas pessoas que podem enriquecer a companhia com novas ideias e conhecimentos. Contudo, não significa que a empresa deve ver essa evasão de pessoas somente com bons olhos. Entenda a seguir em quais motivos a rotatividade se torna uma preocupação.

Perda de talentos para concorrentes

A perda de talentos para a concorrência é um exemplo de problema que o turnover pode causar. Imagine que você investiu na capacitação do profissional e ofereceu treinamentos para que ele se tornasse referência para a equipe.

Ao final do desenvolvimento do funcionário, ele te comunica que vai trocar de companhia porque recebeu uma proposta melhor. Nesse momento, é fundamental que você converse com o colaborador para entender o que a empresa deixou de oferecer como forma de evitar que outros talentos também saiam.

Em outras palavras, a organização investiu em tempo e capital para desenvolver um profissional para atuar na concorrência. Além dos gastos com a demissão, o funcionário prejudica a empresa fornecendo informações privilegiadas para o novo empregador.

Dificuldade de atender clientes por falta de pessoal

A alta rotatividade pode colocar a organização em uma situação complicada diante de seus consumidores. Nunca explique para o cliente que a empresa está com dificuldades de atendimento por falta de pessoas, pois isso prejudica a imagem da marca.

Encontrar bons profissionais atualmente não é tão simples assim, e ainda existe uma concorrência muito grande por eles. Deixar de atender os consumidores ou oferecer um serviço ruim interfere na lucratividade e leva à perda de clientes fiéis.

É fundamental que esse problema seja corrigido o quanto antes, pois pode formar um ciclo que colocará a empresa em situação delicada. Com a redução do lucro e o aumento de gastos com demissões e admissões, a companhia terá dificuldades para pagar contas.

Gastos com treinamento e integração de novos funcionários

Se houvesse uma boa gestão de pessoas, a organização não precisaria assumir gastos que poderiam se evitados. Quando um colaborador é desligado, surgem custos com o processo de demissão, admissão, capacitação, integração e outros.

O dispêndio de capital nessa situação prejudica o crescimento da companhia e diminui a capacidade de investimento, pois esse dinheiro poderia ser usado na compra de novos equipamentos, treinamentos, campanhas de incentivo, imóveis, etc.

Queda da produtividade

Por mais que a entrada de novos profissionais traga consigo novos conhecimentos e ideias, esse benefício não é aproveitado instantaneamente. O processo de integração e treinamento do colaborador demanda tempo e faz com que o desenvolvimento da empresa aconteça lentamente.

Quanto mais funcionários forem desligados, mais membros da equipe precisarão passar por todo esse processo. Isso tem impacto negativo na produtividade e faz com que a empresa se torne menos competitiva.

Como dito, é preciso que o gestor entenda quais são os motivos que levaram ao desligamento de pessoas para conseguir conter a evasão de talentos. Existem diversas ferramentas de gestão que podem auxiliar a organização.

Oferecer um bom plano de cargos e salários também é uma ótima opção para reduzir a rotatividade na empresa. Se você ficou interessado, temos um artigo que vai te explicar tudo o que você precisa saber. Confira!

Comentários