fbpx

Blog da

Comportamento organizacional: saiba por que estudá-lo é tão importante

Como você descreveria a cultura organizacional da sua empresa? Se as características que a compõem surgem logo na sua cabeça, esse pode ser um processo fácil para você. Mas se você ficou um longo tempo pensando e não conseguiu chegar a uma resposta, talvez você ainda não tenha percebido a importância de estudar o comportamento organizacional da sua instituição.

A cultura organizacional é a soma da missão, visão e valores da empresa, que, junto com o perfil dos dirigentes e comportamento dos colaboradores, compõem o que se pode chamar de cultura. Muitas vezes, algumas ações são negadas ou justificadas com base na cultura da empresa.

Por exemplo, as pessoas podem selecionar colaboradores de acordo com o perfil que se adéqua melhor à cultura organizacional da instituição. Elas também podem tomar decisões gerenciais, como definir um plano de cargos e salários, com base nessa cultura.

Conheça alguns pontos e perceba como estudar o comportamento organizacional da sua empresa é tão importante:

Para ter e reter os bons colaboradores

O gestor que conhece sua cultura organizacional tem elementos técnicos para decidir sobre os melhores colaboradores para a sua equipe. Se a empresa tem uma cultura conservadora, que valoriza muito a hierarquia, com ambiente extremamente formal e tradicional, é preciso pensar em pessoas que se encaixam nesse perfil.

Se, por outro lado, a cultura da sua empresa exige que o funcionário tenha certa autonomia, trabalhe por entregas, sem exigir que o colaborador fique 8 horas por dia no escritório, pode ser que um profissional formal não consiga se adaptar. Para ter e reter os bons colaboradores, é importante entender que tipo de comportamento organizacional a sua empresa preza e deseja que o time tenha.

Para oferecer benefícios relevantes

Conhecer o comportamento organizacional da sua empresa também é importante na hora de apresentar vantagens para o seu público interno. Se a cultura organizacional valoriza a capacitação constante, incentiva a formação e o compartilhamento de conhecimento, é preciso oferecer benefícios ligados a esses valores.

Se também há uma tendência de incentivar que os colaboradores usem o transporte público para ir ao trabalho, oferecer um cartão com benefícios variados também pode representar grande valor para o público interno.

Os benefícios devem fazer diferença para o empregado, alterando positivamente sua rotina e melhorando sua vida. Essa escolha deve ser baseada em pesquisas de clima e perfil organizacional, e não ser feita de maneira aleatória.

Para construir um planejamento estratégico eficaz

O que adianta fazer um planejamento estratégico desconectado da realidade das pessoas que vão executá-lo? Esse documento deve levar em conta a cultura da empresa e o comportamento organizacional de seus colaboradores.

Se durante o planejamento são estipuladas metas muito ousadas, desconsiderando o perfil da equipe, o não atingimento do objetivo é certo. Isso poderá desmotivar a equipe e causar um efeito negativo no grupo. Se, por outro lado, metas muito conservadoras forem estimadas, um time mais proativo pode superá-las com facilidade e se sentir desmotivado, ou até se tornar mais improdutivo por ter a sensação de que está cumprido com o que foi pedido.

Para se tornar melhor a cada dia

Empresas estão se modernizando, usando novas formas de gestão e acompanhamento de seus colaboradores. É preciso sentir quando a equipe está precisando de mais abertura, mais diálogo e mais proximidade dos gestores.

Conseguir levar para a empresa as necessidades do mercado, de forma a respeitar e observar as tendências dos comportamentos dos funcionários, é muito importante. A gigante Yahoo percebeu, há algum tempo, a demanda de seus funcionários por trabalharem em casa, com maior flexibilidade. A direção ofereceu essa oportunidade aos funcionários, mas não deu certo para todos.

Essa decisão foi retificada pouco mais de um ano depois, por não ter surtido os efeitos esperados. As duas decisões só foram possíveis porque a empresa estava atenta ao comportamento organizacional dos colaboradores e tomou decisões de acordo com ele.

Será que agora você já consegue responder à primeira pergunta deste texto? Como é a cultura organizacional na sua empresa? Para desafiar um pouco mais, como o comportamento organizacional dos colaboradores é percebido no seu negócio?

Compartilhe conosco suas dúvidas, impressões e opiniões sobre o assunto por meio dos comentários nesse post!

Comentários