fbpx

Blog da

auxílio home office em vitória

Auxílio home office em Vitória: como isso funciona?

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus fez com que muitas empresas aderissem ao trabalho remoto. Essa modalidade foi regulamentada na reforma trabalhista de 2017, que estabeleceu as condições para os colaboradores atuarem fora da companhia. Dado o contexto, notou-se que os custos que, antes, eram pagos pela empresa passaram para o profissional, principalmente em relação à energia elétrica e à Internet.

Um benefício foi, então, criado em 2020, por força de lei, permitindo que as corporações subsidiassem parte desses custos. Neste texto, esclareceremos melhor o auxílio home office em Vitória, no Espírito Santo, mostrando de que forma esse benefício funciona na prática, além de explicarmos de que modo ele pode trazer ganhos não só ao profissional, mas também à empresa. Ficou interessado no tema? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que é o auxílio home office?

De autoria do deputado federal Márcio Marinho, o auxílio home office, como falamos, é um meio de subsidiar parte dos custos do colaborador com as despesas do trabalho em casa. O percentual do benefício ficou definido em 30% de todos os gastos do profissional, sendo que esse valor deve ser pago no mês seguinte ao que o trabalhador teve tais gastos.

Além disso, o auxílio home office não tem nenhuma relação com o salário, logo, não incidem, por exemplo, contribuições previdenciárias e nem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Como o auxílio home office em Vitória tem sido implementado?

Empresas que atuam na capital capixaba estão adotando um regime misto de trabalho. Pensando em evitar que os colaboradores adoeçam em razão da disseminação do vírus, as companhias de Vitória aumentaram a quantidade de testes, bem como aderiram aos protocolos sanitários básicos.

Vale salientar que o home office tende a se consolidar em algumas empresas da região, mesmo com a normalização das atividades, em virtude dos ganhos de trabalhar remotamente, que beneficiam tanto a companhia quanto o colaborador.

Quais são os principais benefícios que as empresas da cidade oferecem aos colaboradores?

Além de um salário atrativo e condizente com o nível de conhecimento do profissional, é preciso que a empresa também invista em bons benefícios. Isso é de grande importância na retenção de talentos e na redução de turnover, que é a rotatividade de colaboradores. Dito isso, os principais benefícios concedidos pelos empregadores no home office são:

  • comissões;
  • vale-alimentação e refeição;
  • assistência médica e odontológica;
  • auxílio-creche;
  • cursos de capacitação.

Dentre os citados, os mais populares entre os trabalhadores costumam ser o vale-alimentação e o vale-refeição. O primeiro é de grande ajuda na cesta do mês e o segundo oferece a possibilidade de o profissional escolher os lugares onde deseja fazer as suas refeições. O empregador também é beneficiado, visto que ele pode ter o abatimento no Imposto de Renda jurídico caso opte por conceder esses vales dentro da empresa.

Quais as vantagens de oferecer o auxílio home office aos colaboradores?

Agora que você entendeu o que é o auxílio home office, confira as subseções a seguir e compreenda os principais benefícios que as empresas têm em adotar o trabalho remoto!

Aumento de flexibilidade

Uma das grandes limitações do trabalho presencial é em relação ao horário. Isso ocorre porque nem todos os colaboradores rendem mais durante o dia ou à tarde.

Quando se trabalha remotamente, o profissional passa a ter maior flexibilidade na escolha do horário em que se considera mais produtivo. Além disso, sempre que for preciso resolver alguma situação, como ir ao banco ou ao médico, a flexibilidade do home office permitirá ao colaborador fazê-lo sem prejudicar as suas horas de trabalho.

Maior produtividade

Uma consequência imediata da maior flexibilidade do trabalho é o aumento da produtividade. Outro motivo que acarreta isso é que a rotina de escritório tende a ter muitas interrupções, o que prejudica a performance do profissional.

Para acompanharem de perto o trabalho remoto dos colaboradores, os gestores podem adotar ferramentas que os auxiliam a medir o quanto eles estão produzindo. Desse modo, é possível realizar melhorias sempre que necessário, como meios de dar um incentivo àquele profissional que estiver com uma performance abaixo do esperado, por exemplo.

Redução de custos

A redução de custos que a empresa passa a ter é relevante, principalmente no que tange a gastos fixos, como Internet, energia e aluguel do escritório. Outro gasto que passa a ser menor no trabalho remoto diz respeito aos aspectos fiscais, já que os encargos trabalhistas passam a ser menores, representando uma economia adicional e viabilizando ao empregador o pagamento do auxílio home office.

Mais motivação para os colaboradores

O colaborador que trabalha de forma remota recebe um voto de confiança da organização, representando uma motivação a mais para ser produtivo e contribuir para o crescimento do negócio. Quando isso ocorre, mesmo que outras empresas queiram contar com aquele profissional no seu time, ele tende a preferir ficar onde está, reduzindo a rotatividade dentro da companhia.

Menos atrasos

Mesmo que o profissional seja responsável e pontual, muitos fatores podem contribuir para atrasos, como engarrafamentos durante o trajeto até o escritório. Uma vez que a empresa adota o home office, esse problema pode ser mitigado ou até mesmo anulado, caso o colaborador tenha a disciplina de iniciar as suas atividades na hora planejada.

Maior bem-estar para o colaborador

Quando o profissional tinha de se deslocar até a empresa, era comum que o cansaço e o estresse fossem maiores, impactando a sua produtividade. Se adotado o home office, o colaborador tende a ter uma maior energia e mais disposição na hora de exercer as suas atividades, tornando-se, portanto, mais produtivo e criativo, contribuindo diretamente para o crescimento do negócio.

O auxílio home office em Vitória, como visto, permite que o empregador subsidie parte dos gastos que os colaboradores têm com o trabalho remoto. Trata-se, portanto, de um benefício que surgiu em decorrência da crise sanitária do novo coronavírus, sendo responsável por diversas vantagens, como o aumento de produtividade e de bem-estar do profissional, além de representar uma economia considerável de despesas fixas e encargos trabalhistas para a empresa.

Viu como o auxílio home office é benéfico tanto para a empresa quanto para o colaborador? Agora, acesse o nosso site e conheça as soluções que temos a oferecer ao seu negócio!

Comentários