fbpx

Blog da

um par de mãos segurando um tablet em cima de uma mesa, com a imagem da matriz nine box na tela, sendo um quadrado laranja na lateral e varios quadrados coloridos em azul, verde, amarelo e vermelho do lado direito

Nine Box: como fazer a matriz de avaliação de desempenho.

Surgindo nos anos 70 para suprir a necessidade de integrar as habilidades dos colaboradores com as inovações e transformações do mercado de trabalho, a Matriz Nine Box é uma metodologia de avaliação de desempenho. 

Atualmente tem ganhado espaço na gestão de pessoas, pois permite uma análise completa para criar estratégias que buscam melhores resultados das equipes. Este modelo rápido e eficiente de avaliação pode melhorar o fluxo para a ascensão e transição de carreira dos talentos da sua empresa.

Ou seja, esta é uma ótima ferramenta para:

  • Formação de lideranças na empresa;
  • Gestão de banco de talentos;
  • Avaliação de carreiras;
  • Contratação de novos talentos, sabendo escolher qual habilidade está faltando  e se encaixa melhor na equipe;
  • Pesquisa de engajamento e resultados.

Por isso, vamos destrinchar como fazer a matriz e as vantagens de se aplicar esse método na sua empresa.

Matriz de desempenho e potencial

A avaliação ou Matriz Nine Box é realizada através de nove caixas que se complementam com as caraterísticas identificadas no dia a dia da rotina de trabalho. A partir disso, é criado uma matriz da qual é preenchida com essas informações através de duas linhas métricas:

  • Vertical: Potencial — talentos e habilidades
  • Horizontal: Desempenho — Entrega de resultados

Entre essas duas linhas, são preenchidas as nove caixas com as características correspondentes em padrões como alto, médio e baixo.

Análise de dados

Com as informações preenchidas, a parte de análise se torna intuitiva. Afinal, a matriz Nine Box é um recurso visual que permite uma tomada de ação mais rápida. Isso porque ela mostra instantaneamente os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores, facilitando a criação de estratégias para a gestão de pessoas na empresa. 

Assim, é possível reter talentos motivando as habilidades de cada colaborador, reconhecendo-as e colocando-as em prática. Ao adotarmos esse método, podemos criar ações de incentivo que geram resultados e evolução da equipe como um todo. 

Up facilitando a vida do seu RH

Muito além de benefícios, queremos que o seu RH tenha a melhor logística com baixo custo de preços e de tempo. Por isso, estamos sempre pensando em ferramentas que ajudem no dia a dia da gestão de pessoas. 

O reconhecimento é uma delas. Para manter sua equipe engajada e motivada, oferecemos o benefício Up Premiação. Afinal, incentivar é mostrar que você investe no potencial da sua equipe! 

Entre em contato e otimize já sua gestão de pessoas com os benefícios Up.

Leia também:

Dicas para otimizar sua gestão de benefícios

Benefício premiação: como gerar valor e motivar a equipe

Comentários