fbpx

Blog da

Carreira: como ajudar a mulheres a superarem os desafios no mercado de trabalho em 2023.

Os últimos anos não foram nada fáceis para mulheres e suas carreiras, a pandemia fez com que muitas delas reavaliassem suas jornadas de trabalho e se desmotivassem da ascensão profissional. Isso porque, mesmo estando em 2023, mulheres ainda tem de lidar com um mercado de trabalho desigual que favorece apenas a heteronormatividade masculina, e enfrenta em ambientes corporativos as violências de gênero pouco erradicas na sociedade e no mercado de trabalho.

Evidentemente é preciso que o RH das empresas estejam mais atentos a questões que impedem mulheres de avançarem na carreira. Combatendo um a um dos desafios que as mulheres enfrentam ao lidar com o mercado de trabalho, para ajudá-las a encontrarem oportunidades de trabalho mais justas. 

Desigualdade salarial e desvalorização de talentos femininos

Sabia que as mulheres são maioria quando o assunto é ensino superior? Ainda assim, uma mulher branca recebe, em média, 23% a menos que um homem branco na mesma posição, segundo dados do IBGE. Caso ela for negra, o abismo chega a 40%.

Por qual motivo empresas investem menos em talentos femininos do que masculinos? A resposta não tem outra se não preconceitos infundados, mas enraizados nos processos seletivos e de retenção de talentos. 

Caso a sua empresa ainda esteja nesse cenário de desigualdade de gênero, crie vagas afirmativas para mulheres com salários justos que respeitem a equidade da jornada de trabalho, e incentive talentos com planos de carreira para mulheres dentro da empresa.  

Mulheres trans e travestis e o complexo mercado de trabalho

Se o cenário do mercado de trabalho para mulheres cis, com suas intersecções, já é desafiador em sua normatividade, imagine para mulheres trans e travestis. 

Cerca de 2% da população brasileira é composta por mulheres trans e travestis. No entanto, a falta de acesso à educação formal dificulta a conquista dessas mulheres ao emprego formal. Para as empresas darem oportunidades a essa fonte rica de talento, é preciso criar processos de seleção que abrangem a diversidade da vida dessas mulheres e entendam seu potencial de acordo com suas especifidades. 

Realizar processos seletivos que não tenham requisitos impossíveis para elas e ter vagas afirmativas reservadas somente para mulheres trans e travestis é um avanço para a diversidade da sua empresa. Mas, não pode parar por aí, é preciso investir em representatividade e acolhimento para mulheres trans e travestis também!

Desafios pessoais enfrentados pelas mulheres (cis, trans e travesti) durante sua ascensão profissional 

Devido aos diversos tipos de violência e desigualdade que as mulheres enfrentam no decorrer da vida, são desenvolvidos bloqueios físicos e psicológicos que as impedem de aproveitar seus talentos e se aproveitarem as oportunidades como os homens. Para reverter essa situação, invista em programas de mentoria, palestras e cursos que motivem e inspirem suas colaboradoras a avançarem na carreira. 

Um bom método de melhorar a autoestima e reconhecer os talentos femininos da sua empresa é investir em premiações e bonificações. E também, oferecer assistência psicológica é uma boa solução!

Para além disso, faça com que as mulheres da sua empresa falem mais em reuniões e sejam mais ouvidas. Isso motiva mais mulheres a falarem. 

Representatividade feminina e mulheres em cargos de liderança

Planos de carreira e vagas afirmativas que contemplem cargos de liderança para mulheres! 

Uma forma de motivar as colaboradoras da sua empresa é ter mais representatividade, com equidade salarial, em cargos de chefia e de liderança. Se a diretoria de uma empresa não tem pelo menos duas mulheres sentadas nas cadeiras do quadro, sua empresa tem muita coisa a superar ainda. 

Permita que ascensão profissional para mulheres na sua empresa seja equilibrada entre vida profissional e pessoal, vivemos em tempo de modelos e formatos de trabalho mais flexíveis e isso permite reter melhor os talentos femininos. 

E lembre-se, nunca deixe de investir em equidade de gênero e diversidade na sua empresa. Para motivar carreiras femininas, conte com as soluções e benefícios da Up Brasil. 

Leia também:

A importância de manter a saúde na sua empresa

Comentários