Adotar uma cultura de inovação na empresa é muito importante, uma vez que, hoje em dia, o mundo e o mercado se atualizam de forma constante. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de adotar um sistema específico ou um programa previamente moldado.
Como o próprio nome sugere, a cultura de inovação é, de fato, uma cultura, ou seja, um hábito ou comportamento que deve ser adotado por todos em uma empresa a fim de estimular a criatividade dos colaboradores e otimizar processos de criação inovadores.
Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir todos os detalhes sobre a cultura de inovação, continue a leitura deste post e confira!
Uma empresa que conta com uma cultura de inovação investe na criação de novos produtos, métodos de planejamento e resoluções, por exemplo — fatores que apresentam benefícios para as companhias de diferentes formas, como a diminuição de seus custos e o aumento da produtividade.
Isso ocorre porque a inovação, por sua vez, não proporciona somente o aumento da produtividade, mas também a melhora da qualidade da atividade executada, o que faz com que a empresa se destaque no mercado, se diferencie de seus concorrentes e, consequentemente, atraia mais cliente e receitas.
Os principais motivos que uma companhia tem para adotar a inovação são as melhorias que essa cultura promove, como as seguintes:
Um trabalho que é realizado de maneira inovadora e com mais qualidade atrai, de forma natural, a atenção dos consumidores, uma vez que a tendência é de que o público receba um atendimento mais qualificado e preciso. Por se tratar de uma cultura, o conceito da inovação deve ser compreendido por todos os colaboradores, que, por sua vez, devem basear os seus comportamentos e as ações nos princípios da organização.
Uma das principais dúvidas dos gestores acerca do tema tem relação com a forma como a cultura de inovação pode ser construída e adotada na empresa. A fim de ajudá-lo com essa questão, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas!
Não há cultura de inovação sem experimentação, uma vez que é necessário realizar testes e experiências a fim de verificar a funcionalidade e a viabilidade de um projeto. Contudo, é claro que pode ser verificado que os experimentos não são viáveis e, nesse caso, é preciso que a empresa seja tolerante com falhas e erros que possam ser cometidos.
Os possíveis erros devem ser enxergados como uma maneira de crescimento e de conquista de responsabilidades, uma vez que, apenas com base nos resultados de acertos e falhas, é possível encontrar o procedimento que melhor se encaixa na empresa e o que apresenta os melhores resultados.
Ao nos referirmos à cultura organizacional, estamos falando de diferentes valores corporativos que devem ser seguidos por todos os colaboradores. Contudo, isso não é sinônimo de que os membros da companhia devem pensar de forma exatamente igual, pois, além de se tratar de algo impossível, a inovação ocorre, justamente, na diversidade.
Dessa maneira, estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos colaboradores, ou seja, incitar o exercício de “pensar fora da caixa”, é capaz de fazer com que eles se identifiquem ainda mais com a cultura de inovação — que consiste em agir com autonomia e proatividade a fim de melhorar os processos organizacionais.
Hoje em dia, vivemos em um mundo extremamente digitalizado e, por essa razão, não podemos falar em inovação sem envolvermos a tecnologia, uma vez que os recursos trazidos pela transformação digital, por exemplo, são capazes de proporcionar que inovações sejam aplicadas nas companhias.
É o caso, por exemplo, das inovações que otimizam os trabalhos, como a utilização de chatbots — programa que é capaz de responder a perguntas e que simula, em uma conversa, o atendimento realizado por um ser humano.
Para que a cultura de inovação seja disseminada em toda a companhia, é preciso que o setor de RH adote medidas estratégicas e demonstre a todos que inovar sempre está relacionado a melhorar algo.
Para se tornar, de fato, uma cultura, a inovação deve estar enraizada em toda a estrutura da organização e fazer parte de seu fluxo de informações, não se limitando somente a um ou a alguns departamentos, uma vez que é preciso que todas as áreas adotem a inovação.
Dessa maneira, quem deve criar essas estratégias a fim de disseminar e estimular a inovação na companhia é o setor de RH para que as áreas se mantenham motivadas e alinhadas a fim de encontrar soluções eficientes e criativas para os desafios cotidianos.
Como vimos, fomentar a cultura de inovação e engajar toda a empresa com o seu propósito é fundamental para atingir os resultados esperados, uma vez que mais relevante do que apenas adotar novos processos é incentivar as pessoas que participam deles.
Ao dar início ao processo, é comum se perguntar em quanto tempo a cultura organizacional estará inclinada para a inovação. Nesse caso, é preciso ter em mente que se trata de um processo longo, pois os colaboradores precisam de tempo para se adaptarem à nova rotina e, portanto, é necessário ter paciência para que a nova cultura se consolide.
Existem três fatores que são determinantes para fomentar a inovação em uma organização. São eles os valores (pilares que sustentam a empresa); a visão da companhia, que, por sua vez, deve ser clara e objetiva; e a transparência.
A Apple, por exemplo, é uma empresa que conta com uma consolidada cultura de inovação e, para que isso ocorra, os fundadores da companhia buscam não se pautar por uma hierarquia, mas, sim, por ideais. Assim, aqueles que apresentam as melhores ideias são os que vencem dentro da organização.
Como vimos, a cultura de inovação apresenta diferentes vantagens para uma empresa, pois a criação de novos processos inovadores é capaz de melhorar os processos organizacionais. Por isso, busque implementá-la para usufruir de seus benefícios!
Se você deseja implementar uma cultura de inovação em sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo. Nós criamos soluções que se adequam às necessidades de cada negócio!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários