fbpx

Blog da

4 principais desafios do RH em 2023 e como solucioná-los

O ano de 2023 chega em grande peso para o Recursos Humanos de qualquer empresa, é um ano em que a retomada pós-pandemia está consolidada, mas ainda enfrenta sequelas e desafios a serem enfrentados. Como pode ser observado nos últimos anos, a gestão de pessoas tornou-se um fator inquestionável e imprescindível no avanço das organizações e carreiras. Tornando o cenário ainda mais complexo para quem está à frente as adversidades e transformações da gestão estratégica de pessoas.

Considerando a dinâmica de seleção, contratação, retenção de talentos e desligamentos de profissionais; elaboramos 4 dicas que vão ajudar o seu RH a superar e vencer os desafios no decorrer do ano. Para auxiliar melhor as soluções colocadas aqui como sugestão, nos baseamos nos resultados da pesquisa do Guia Salarial 2023 da empresa de recrutamento Robert Half.

1 Recrutamento e seleção de profissionais: habilidades em foco

Em primeiro lugar, vamos começar pelo desafio de atrair novos talentos em tempos de qualidade de vida e bem-estar em alta. O que a sua empresa tem a oferecer nesse quesito?

Segundo a pesquisa do Guia Salarial 2023 existem diversos desafios a serem enfrentados na atração de novos talentos, desde atender as expectativas salariais dos candidatos à contratação de profissionais com as habilidades certa para a vaga. A sua empresa oferece a segurança financeira que a pessoa candidata está buscando nesse momento? E quais benefícios você assegura ao dia a dia dela?

Em tempos de síndrome de burnout e esgotamento mental é importante mostrar a pessoa que você quer contratar que o seu RH e a sua empresa procuram oferecer ferramentas para que ela lide melhor com a rotina de trabalho atarefada, com equilíbrio e qualidade de vida. 

Para um bom “match” entre cargo, habilidades e rotina de trabalho, busque deixar claro na descrição da vaga, com total sinceridade, o que sua empresa tem a oferecer, como é a rotina de trabalho, quais desafios que o profissional irá enfrentar, e quais as expectativas que a equipe espera que esse talento vá suprir. Alinhe isso a um processo de seleção que revele as softs skills dos candidatos e os valores que essa pessoa presa. Assim, no final você terá um profissional com habilidades, skills e valores ao mesmo nível que a sua organização. 

2 Retenção de talentos: benefícios para motivar e potencializar habilidades de bom desempenho

Segundo a pesquisa realizada pela Up Brasil, 94% das 200 pessoas entrevistadas disseram avaliar uma proposta de emprego pelo salário e benefícios disponibilizados pela empresa.

Por isso, o grande diferencial para reter talentos são as políticas de retenção de talentos, oferecendo benefícios e premiações que demonstrem a valorização que o RH e a empresa dá aos talentos e equipes que entregam resultados. 

Porém, esse desafio enfrentado pela gestão de pessoas não é tão fácil de suprir. Isso por que as pessoas querem ter liberdade e flexibilidade para gastar seu benefício e premiação conforme o que elas necessitam naquele momento. Como satisfazer as vontades e demandas dos colaboradores que enfrentam questão totalmente plurais e diversas?

A resposta, aos 86% de profissionais que buscam benefícios de acordo suas necessidades, conforme os resultados da pesquisa do Guia Salarial 2023, é que a Up Brasil já vem se adaptando para entregar mais praticidade na rotina do RH e mais satisfação para as equipes da sua empresa. 

3 Mobilidade na carreira: desenvolvimento organizacional da pessoa colaboradora 

Outro grande fator decisivo na retenção de talentos é a possibilidade de ascensão dentro da empresa, e modelos e formatos de trabalho flexível.

Em um mundo pós-pandemia e de reavaliação de como gastamos nosso tempo, é importante proporcionar aos colaboradores formatos de trabalhos que potencializam a criatividade e performance de cada talento em seu ritmo e habitat de conforto. 

4 Gestão da dinâmica do Recursos Humanos: Ferramentas para cada etapa do processo

Todos os desafios listados até aqui, e suas soluções são mais fáceis na teoria do que na prática. Por esse motivo é importante utilizar ferramentas que ajudem a gestão de tantas questões e pessoas com mais acuidade, entre elas pense em colocar em prática no seu RH algumas dessas ferramentas:

  • Nine Box – Método de avaliação de desempenho dos colaboradores dentro da empresa;
  • Avaliação do perfil comportamental;
  • Plano de cargos e salários;
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Ferramentas de digitalização de processos;

E claro, para facilitar a sua vida e a gestão do seu RH, conte os benefícios sob medida da Up Brasil

Leia também:

Dicas para otimizar sua gestão de benefícios

A importância de manter a saúde na sua empresa

3 motivos para ampliar sua carteira de benefícios

Comentários