fbpx

Blog da

employee value proposition

Employee Value Proposition: o que é, qual a sua importância e como defini-lo?

Você já ouviu falar em Employee Value Proposition (EVP)? O referido termo em inglês, que pode ser traduzido como “proposta de valor para colaboradores”, apresenta-se como uma importante ferramenta nos dias atuais em que o mercado exibe uma grande competitividade para atrair e reter talentos.

O conceito significa, na realidade, uma proposta de valor que faz com que uma companhia se torne mais atrativa para candidatos e colaboradores, o que ocorre a partir de questões corporativas. Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer as principais informações a respeito do Employee Value Proposition, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é o Employee Value Proposition (EVP) e qual é a sua importância?

O Employee Value Proposition pode ser definido como a série de benefícios que é oferecida aos colaboradores por uma empresa em troca de sua contribuição. Assim, de maneira geral, é possível entendê-lo como um dos mais importantes aspectos da relação de trabalho.

O avanço do relacionamento mantido entre profissionais e empresas, além da evolução do mercado de trabalho em si, fez com que o termo ganhasse novas interpretações e, atualmente, ele se relaciona diretamente com os colaboradores e com a maneira com que eles podem auxiliar de forma efetiva no negócio.

Desse modo, o Employee Value Proposition deixou de representar apenas os benefícios oferecidos. O conceito passou a ser constituído por todos os valores construídos pela empresa que tem como objetivo oferecer ao quadro de pessoal um ambiente que permita que ele alcance o seu potencial máximo.

Apesar de, inicialmente, parecer que tal medida apresenta mudanças sutis, a realidade é que o resultado é transformador. Isso acontece especialmente porque há a inclusão de uma política empregadora abrangente que tem como objetivo o engajamento dos colaboradores a fim de desenvolver a melhor performance de cada um deles.

Como definir o Employee Value Proposition?

As empresas que desejam definir o Employee Value Proposition e, consequentemente, gerar vantagem competitiva, devem desenvolver fontes de valor e benefícios que não são reproduzidos facilmente pelas demais companhias.

Por essa razão, não é eficaz apenas montar um pacote de benefícios, como eventos, horário flexível, prêmios, entre outros. Isso porque eles podem ser facilmente copiados por concorrentes ou, ainda, não atingir o objetivo principal, ou seja, estimular os colaboradores.

Dessa maneira, para surtir efeito, o EVP deve ser refletido diretamente na cultura, nas relações internas, nos propósitos, na prática dos princípios e dos valores e no clima organizacional de uma corporação. Esse é o motivo pelo qual não é possível criá-lo sem planejamento ou resumir a prática a um plano que não se verifica na realidade.

Inclusive, as empresas que criam um pacote de oferta de valor que não se reflete no dia a dia podem até mesmo ter a sua imagem manchada, além de não obterem os resultados esperados, pois a disseminação de tais informações pelo mercado ocorrerá de forma ágil.

Por que o EVP colabora para a atração e para a retenção de talentos?

É comum que as empresas procurem elaborar estratégias para identificar o que os colaboradores estão procurando a fim de atrair e reter talentos em seu quadro de pessoal.

Para tanto, é preciso oferecer a eles uma verdadeira proposta de valor e, nesse sentido, o Employee Value Proposition é capaz de captar e manter profissionais qualificados. Nesse cenário, não é incomum, por exemplo, encontrar indivíduos que mudam de um trabalho para outro que apresenta um salário inferior, mas que tem uma proposta que atende melhor às suas perspectivas.

Por isso, é válido ressaltar que o EVP vai além de oferecer apenas pagamentos generosos e, para que a estratégia seja bem-sucedida, é preciso que ela esteja relacionada com os valores, com os princípios e com a cultura da empresa. Assim, será criado um ambiente de trabalho que dificilmente o colaborador encontrará em outro local, o que gerará a sua retenção.

Além disso, quando um profissional se encontra realmente satisfeito e feliz com o seu ambiente de trabalho, ele costuma transmitir essa mensagem de maneira clara aos demais, o que serve como uma forma eficaz de captação de novos talentos.

Quais são os componentes de um bom EVP?

Agora que você já conhece o conceito de Employee Value Proposition e sabe que ele ajuda na retenção e na atração de talentos, deve estar se perguntando quais são os seus principais componentes, não é mesmo?!

Afinal, como vimos, o ideal não é apenas limitar o EVP à remuneração e aos benefícios que, apesar de serem essenciais, não são suficientes. É necessário fortalecer a proposta de valor e criar maneiras de melhorar a experiência do colaborador e de reforçar a sua conexão com a empresa. Para ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas!

Recompensas contratuais

As recompensas contratuais são aquelas que são tangíveis, como a remuneração recebida pelo profissional e o pacote de benefícios, sendo que o ideal é que ele contemple itens que vão além do auxílio-transporte e do vale-alimentação.

É interessante buscar fazer o máximo para que o salário correspondente a cada cargo seja competitivo dentro do mercado e dentro da sua área de atuação. O mesmo vale para os benefícios.

Recompensas experienciais

Nesse ponto, é importante considerar o que os colaboradores pensam acerca da companhia tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. As recompensas experienciais podem contar, por exemplo, com programas de bem-estar físico, social, emocional ou financeiro, além de apoio na gestão de carreira.

Recompensas emocionais

Por fim, há as recompensas emocionais que são aquelas que, apesar de serem intangíveis, também agem de maneira direta no engajamento das pessoas. Esse tipo de recompensa deve ter como base fazer com que o colaborador atue com um propósito, sendo que, para tanto, a empresa deve contar com uma cultura de reconhecimento e de valorização das equipes.

Agora que você já conhece todos os detalhes do Employee Value Proposition, procure colocá-lo em prática em sua corporação para colher os seus frutos e lembre-se de que, depois de implementá-lo, é igualmente importante disseminar o EVP pelo mercado, o que pode ser feito por meio da comunicação dos colaboradores da empresa, de vídeos que mostram o ambiente de trabalho, de murais na sede da organização, entre outros.

O que você achou do Employee Value Proposition? Deixe um comentário e conte-nos a sua opinião sobre o tema!

Comentários