fbpx

Blog da

Pesquisa de satisfação de funcionários: o que eu preciso saber?

A aplicação da pesquisa de satisfação de funcionários poderia ser uma iniciativa mais comum nas empresas. Motivos e benefícios são vários. Especialmente, porque é difícil imaginar um colaborador capaz de se comprometer em solucionar os problemas do cliente antes de estar satisfeito.

Por mais profissional que seja o funcionário e, por mais claros que estejam os valores, processos e práticas de atendimento da empresa, a motivação é muito maior quando a empresa é capaz de identificar pontos sensíveis e resolvê-los.

Uma das tarefas-chave das organizações e seus líderes é justamente equilibrar os interesses de colaboradores com os da empresa, de forma a proporcionar o máximo de entusiasmo e dedicação, ao mesmo tempo em que garante a lucratividade e prosperidade do empreendimento.

É possível chegar perto disso sem conhecer o nível de satisfação da equipe? Obviamente que não. Então, conheça em detalhes o que você precisa saber para obter essa informação!

Qual é a importância de monitorar a satisfação dos colaboradores?

A primeira coisa que é preciso saber sobre a satisfação da equipe é que ela não diz respeito apenas aos interesses particulares dela. Existem vários aspectos do trabalho que podem criar inconvenientes, insatisfações, e até, gerar problemas mais sérios.

Por exemplo, a falta de segurança no trabalho, de recursos e/ou de estrutura são ótimos exemplos de preocupações que podem incomodar os colaboradores e, ao mesmo tempo, refletem no desempenho e no risco da empresa.

Como adiantamos desde a introdução, a motivação é importante, mas quando um colaborador está desmotivado por conta da falta de condições de executar o seu trabalho, a empresa tem dois problemas sérios para resolver.

Tenha em mente que nem sempre os líderes conseguem identificar os incômodos do dia a dia de cada profissional. Veja um exemplo. O gerente financeiro pode estar contente com o desempenho do sistema e dos relatórios que ele gera, mas não perceber que os procedimentos para emissão de documentos fiscais estressam os responsáveis, diminuem a satisfação deles e atrapalham a produtividade.

Desse ponto de vista, a pesquisa de satisfação é importante para levantar o clima organizacional, aspectos diversos da rotina do trabalho, especialmente da estrutura disponível, da motivação e do comprometimento. Como consequência, os benefícios mais diretos são:

  • produtividade;
  • retenção de talentos;
  • descoberta de problemas operacionais e de relacionamento;
  • melhora do clima organizacional, como citado;
  • melhora da postura comportamental: em razão da motivação e do comprometimento, por exemplo;
  • otimização das iniciativas da área de gestão de pessoas.

Como executar a pesquisa de satisfação interna?

Separamos algumas dicas importantes para sua pesquisa de satisfação, que ajudarão a determinar um passo a passo prático para que seja executada. Veja nos tópicos a seguir.

Planeje sua pesquisa

Determinar o método de execução de sua pesquisa, o cronograma, o meio para coleta das respostas e os responsáveis pela execução são alguns dos detalhes do seu planejamento. Ele é importante para que você organize o processo, mas também para que garanta a confiabilidade e o detalhamento dos dados.

Quanto maior a equipe, maior será a sua necessidade de um bom plano, pois os riscos de pequenos erros de digitação e outros problemas aumentam a margem de erro de modo proporcional ao universo de pessoas pesquisadas.

Execute pesquisas periódicas

Feito o planejamento, você saberá executar as ações de sua pesquisa sem dificuldade e, caso seja sua primeira experiência com a coleta desses dados, se aprimorará a cada novo levantamento, desde que se dedique a se capacitar com toda informação teórica que precisa.

Além de permitir o aprendizado da experiência, as pesquisas recorrentes são importantes porque a satisfação pode variar de tempos em tempos. Até mesmo porque você aplicará ações buscando melhorar o índice.

Considere o contexto

Se você fizer uma pesquisa de satisfação logo após um bom aumento de salário, é provável que os colaboradores estejam mais satisfeitos do que o normal. Já se o ajuste não foi o esperado, o índice deverá estar mais baixo do que o habitual.

Isso não significa que, necessariamente, você deve evitar esses momentos. Eles são ótimos para identificar o impacto na satisfação. É preciso apenas considerar essa influência.

Como melhorar a satisfação dos colaboradores?

Com base no levantamento da satisfação da equipe você pode determinar as prioridades e focar nelas, buscando elaborar um cronograma de melhora do clima organizacional e das condições de trabalho dos colaboradores.

No entanto, fora essas medidas específicas e pontuais, existem ações que contribuem para a melhora geral dos níveis de satisfação e que compensam eventuais impossibilidades. Afinal, nem tudo que é desejado é possível de ser realizado.

Melhore a comunicação interna

As falhas de comunicação estão entre os principais motivos de insatisfação. Elas podem dificultar o trabalho, criar uma ideia errada sobre uma medida da empresa ou simplesmente fazer com que o colaborador se sinta isolado da equipe.

Elabore um modelo de análise de desempenho

Nada melhor para um colaborador do que saber exatamente o que é esperado dele. Receber feedbacks profissionais, ajuda na orientação para melhoria de sua performance. Além disso, você pode elaborar um programa de premiação por desempenho, excelente para melhorar a satisfação ao mesmo tempo em que motiva e engaja a equipe.

Melhore a estrutura e os recursos de trabalho

Como colocamos, o impacto da estrutura de trabalho pode ser determinante no nível de satisfação da equipe. Desse aspecto, talvez nada seja mais significativo do que ser obrigado a quitar uma despesa da empresa e ser reembolsado depois. Seja por ser uma prática adotada pela organização, seja por algum erro ou esquecimento do financeiro.

Nunca sabemos o quão confortável está cada colaborador com o seu orçamento pessoal e, mesmo uma pequena despesa, pode fazer diferença momentaneamente. Por isso, os cartões empresariais são um bom exemplo de uma medida simples que podemos indicada como solução.

Ofereça benefícios relevantes

Os colaboradores sabem incorporar a cesta de benefícios como ganho direto, que contabilizam na sua satisfação com uma grande vantagem: elas são um ganho objetivo e concreto. Um plano de saúde ou um vale-alimentação, por exemplo, podem ser usados para obter benefícios tangíveis, como uma consulta ou uma compra.

No caso dos cartões, existem várias modalidades com essa característica, como o cartão presente, o alimentação, o refeição, o premiação e o farmácia.

Sendo assim, podemos concluir que a pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta indispensável para a gestão de pessoas. Afinal, qualquer empresa depende muito mais delas do que de qualquer outro recurso, mas os colaboradores não podem dar o melhor de si mesmos sem contar com uma estrutura e com condições que os satisfaçam.

Vamos melhorar o nível de satisfação da equipe? Entre em contato e converse com a nossa equipe, que está preparada, motivada e comprometida em ajudar você com isso.

Comentários