fbpx

Blog da

feedback

Qual a importância do feedback nas empresas? Entenda!

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que estruturas de home office fossem montadas às pressas para garantir o isolamento social e evitar a transmissão da doença. Nesse cenário, o feedback tem ganhado cada vez mais importância como ferramenta de gestão para que a liderança das empresas possa direcionar demandas e também desenvolver a equipe em cenários desafiadores.

Para garantir o funcionamento da organização e o cumprimento das atividades, o feedback é um apoio indispensável para que líderes e liderados se mantenham alinhados com os objetivos organizacionais.

Quer saber mais sobre a importância do feedback nas empresas? Então, continue a leitura!

Como implementar a cultura do feedback na empresa?

Dar e receber retornos sobre as atividades laborais é indispensável para que a comunicação flua da melhor maneira possível, contribuindo para a entrega dos melhores resultados. Pensando nisso, separamos para você um passo a passo para implantar a cultura do feedback na empresa. Acompanhe!

Deixe os colaboradores à vontade para se expressarem

O primeiro passo para que a cultura do feedback seja implantada com sucesso é fazer um alinhamento de expectativas e deixar os colaboradores à vontade para expressar suas opiniões a respeito das rotinas e do processo da companhia.

A forma como eles avaliam a liderança também deve ser considerada, pois o feedback pode ser tanto positivo quanto negativo. O importante é que ele seja capaz de refletir as práticas organizacionais e a cultura da empresa, sempre voltado para o desenvolvimento contínuo das pessoas e também dos negócios.

Faça do feedback uma prática constante

A estratégia de feedback nas empresas, para ser efetiva, precisa ser constante. Por isso, é preciso incentivar os liderados e a liderança a manterem uma periodicidade acerca desses retornos. Pode-se estabelecer um calendário, a critério da empresa, para que esses retornos aconteçam.

É importante que o feedback não seja somente negativo. Valorizar as boas ações dos trabalhadores também deve fazer parte da rotina, como uma forma de motivar pelo exemplo, seja esse retorno feito de forma individual, seja feito em grupo.

Realize treinamentos sobre feedback

Para que as reuniões de feedback sejam realmente produtivas, é importante que tanto a liderança quanto a equipe estejam treinadas. É fundamental começar esse treinamento pelos gestores das áreas, apresentando a importância desse processo e também algumas técnicas para que o feedback seja dado da melhor maneira possível.

Com a liderança capacitada, os colaboradores também devem receber treinamento, sendo instruídos a respeito do conceito de feedback e de como essa prática pode colaborar para o desenvolvimento individual, em grupo e da própria equipe.

Vale reforçar que, se bem implementada, essa estratégia é capaz de gerar motivação, otimizar as entregas e aumentar a produtividade, o que colabora de forma direta para a retenção de talentos e também para o destaque da companhia no mercado.

Incentive as lideranças

Já adiantamos que o treinamento do feedback deve começar pela liderança. Isso porque ela é composta dos principais responsáveis pela manutenção da cultura do feedback e deve estar preparada e aberta para receber esses retornos.

A gestão de RH deve promover encontros entre os líderes das áreas para que eles possam avaliar como o feedback tem sido aproveitado pela equipe e como essas informações podem ser usadas para melhorar processos dentro da empresa. Além disso, é preciso estar atento à forma como as pessoas se sentem dentro da companhia, fator fundamental para ajudar a medir o clima organizacional na corporação.

Quais as vantagens de se implementar o feedback nas empresas?

Até aqui, você já percebeu que o feedback é uma poderosa ferramenta de gestão e que pode trazer vários benefícios para a companhia. Veja, a seguir, quais as vantagens de implementá-lo na sua empresa!

Aumento da produtividade em contextos desafiadores

Em determinados cenários, como a crise desencadeada pela Covid-19, o feedback é uma ferramenta indispensável para conduzir as equipes em home office e garantir o andamento dos trabalhos e a qualidade das entregas. Ele ainda pode ser usado para motivar os trabalhadores, além de evidenciar para a equipe ações bem-sucedidas ou questões que podem ser evitadas, com base em experiências anteriores.

Monitoramento do processo de desenvolvimento

Pessoas estão em constante aprendizado, e o feedback é a maneira certa de ajudá-las a encontrar o melhor caminho a seguir, mesmo em cenários desafiadores. Como a intenção é pontuar fatos já ocorridos, isso ajuda as pessoas a visualizarem o melhor caminho a seguir, dando clareza do que pode ser melhorado e do que está dando certo.

Possibilidade de entender as principais dificuldades dos profissionais

Como o feedback pode ser dado de forma individual, isso ajuda a liderança a entender quais são as questões que precisam ser trabalhadas em cada profissional para que ele alcance o seu máximo potencial. Isso otimiza o tempo da liderança e do RH das empresas e ainda colabora para que os direcionamentos certos sejam dados à pessoa certa, aumentando a eficiência dos investimentos em treinamento e desenvolvimento.

Geração de maior valor ao perfil profissional

Como resultado dos feedbacks individuais e da equipe, temos profissionais altamente capacitados para contribuir de forma positiva para os objetivos organizacionais. Isso gera valor para o público interno, o que também é refletido na marca empregadora da companhia.

Melhora do clima organizacional

Com processos e pessoas alinhadas por meio do feedback, o clima organizacional tende a ser mais positivo, favorecendo que as pessoas permaneçam mais tempo na empresa.

Isso porque elas tendem a ficar satisfeitas quando a organização se preocupa com o desenvolvimento delas e tendem a ser gratas. Com isso, pensam duas vezes antes de aceitar uma proposta fora da companhia.

Diante disso, fica claro que o feedback nas empresas é uma ferramenta de gestão indispensável para aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que a qualidade dos produtos e serviços é elevada, com a ajuda de profissionais que se desenvolvem dentro da companhia. O feedback ainda é uma forma de engajar as pessoas e integrá-las à cultura da companhia e aos objetivos organizacionais, e você pode conquistar todos esses benefícios seguindo essas dicas!

Se você gostou deste artigo sobre a importância do feedback nas empresas, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Comentários