fbpx

Blog da

Estratégias e Dicas para um RH mais inclusivo

Construir um ambiente inclusivo com equidade não é uma tarefa fácil, sabemos o quanto se tem debatido no setor de gestão estratégica de pessoas a necessidade de mais inclusão e diversidade. Mas, para além da inclusão, é preciso pensar na equidade e pertencimento da pessoa com deficiência nos espaços corporativos.

Por este motivo reunimos aqui algumas pautas para o seu RH e incorporar na estratégia de gestão de talentos na sua empresa. Vamos lá?

Políticas de inclusão mais ativas e com mais acessibilidade

O seu RH já conta com uma curadoria de diversidade?

É preciso, antes de tudo, ter profissionais especialistas e prontos para fazerem a diferença na empresa. Para se ter uma política de inclusão mais ativa é preciso ter uma equipe dedicada a isso. A partir disso, é possível criar estratégias mais efetivas de acolhimento para contratação de pessoas com deficiência. 

Outra questão é: vaga exclusiva para PCD é exclusiva. Mesmo que a pessoa escolhida para o cargo não continue mais na empresa, ao procurar por novos talentos para preencher essa vaga mantenha o processo seletivo exclusivo para vagas afirmativas.

Lembre-se que é um direito da pessoa com deficiência conseguir com equidade oportunidades com responsabilidade em acessibilidade. Mantenha sua equipe atualizada com as tendências e legislações.

Linguagem e cultura inclusiva no ambiente de trabalho

Para inspirar pertencimento, linguagem capacitista e viesses inconscientes devem ser erradicados da cultura da empresa. Promova palestras, dinâmicas, vivências e experiências que impulsionam o acolhimento e aceitação a diversidade.

Sob o mesmo ponto de vista, tornar a cultura inclusiva em valor e missão da sua empresa é um passo importante para transformar o clima organizacional. Posicionar-se publicamente, tanto o RH quanto o conjunto empresarial, como uma empresa inclusiva fará com que a pauta seja internamente incorporada com mais seriedade.

Visibilidade e retenção de talentos de pessoas com deficiência

O talento que agora faz parte da sua empresa tem toda uma bagagem para transformar a rotina de trabalho da sua empresa. É preciso dar visibilidade e mais oportunidade de ascensão. Para além das pautas de acessibilidade e acolhimento, valorizar o potencial da pessoa contratada. Treine, oriente, guie e motive seus talentos a irem além. 

Inclusão e acessibilidade só traz vantagens para a sua empresa

O talento e potencial das pessoas com deficiência são pouco explorados no mercado de trabalho. A sua empresa pode se destacar ao diversificar as habilidades e o ponto de vista operacional das funções. A Up Brasil tem soluções ideais ajudar a motivar os talentos da sua empresa. Entre e contato e saiba mais sobre como o Up Premiação funciona.


Veja também: 

Benefício premiação: como gerar valor e motivar a equipe

Orgulho LGBTQIA+: 5 motivos para apoiar a diversidade em sua empresa

Comentários