fbpx

Blog da

gestão de benefícios nas empresas

Confira como melhorar a gestão de benefícios nas empresas!

Os salários nem sempre é o que mais atrai talentos para o processo seletivo em uma empresa. Um plano de saúde ou a participação nos lucros, por exemplo, são coisas que transmitem aos profissionais do mercado o sentimento de que aquela companhia valoriza o trabalho dos seus colaboradores.

Dito isso, existe um conceito que engloba a seleção, contratação e manutenção dos talentos: a gestão de benefícios nas empresas. Ao longo do texto vamos falar sobre essa prática, ressaltando as suas vantagens e como ela pode ser aprimorada na empresa. Para ficar por dentro deste tema tão importante, continue a leitura até o final!

O que é gestão de benefícios nas empresas?

A gestão de benefícios consiste no processo que vai desde a escolha dos incentivos até a entrega e a administração destes para os colaboradores. Embora a lei trabalhista já assegure alguns benefícios aos profissionais, o negócio que aposta em ir além tem mais chances de se destacar dos concorrentes quando o assunto é atração e retenção de talentos.

Como melhorar a gestão de benefícios nas empresas?

À medida que o RH adota as práticas que citaremos a seguir, os resultados podem se tornar perceptíveis em pouco tempo. Falaremos sobre três principais pontos a serem considerados: conhecer os funcionários, fazer um planejamento e ter políticas claras. Acompanhe!

Conhecer os funcionários

Qual a idade e o sexo da maioria dos colaboradores da sua empresa? Este simples levantamento já pode dar boas referências de como criar os benefícios, visto que os incentivos podem variar, tanto em função desses dois fatores como em se o profissional tem filhos ou não. Em outras palavras, se a maioria dos colaboradores for de homens solteiros, faz muito mais sentido oferecer treinamentos e cursos da sua área do que um auxílio-creche, por exemplo.

Fazer um planejamento

Complementando o que foi falado, todas essas informações devem constar no planejamento dos benefícios da empresa. Além disso, é importante a companhia avaliar se tais incentivos ela mesma pode fornecer ou se vai precisar de parcerias para que as vantagens sejam concedidas. Por fim, o planejamento deve verificar se haverá um custo-benefício ao negócio, pois de nada adianta beneficiar somente o profissional e a organização ter prejuízo.

Ter políticas claras

Todos os benefícios concedidos ao colaborador devem ser claros em termos de entendimento e condições para a sua concessão. Ambiguidades e burocracias devem ser evitadas ao máximo, visto que a falta de clareza pode acarretar uma má fama da empresa em relação à valorização dos profissionais.

Qual a importância da gestão de benefícios nas empresas?

Uma boa gestão de benefícios traz ganhos tanto ao colaborador quanto à empresa. O primeiro se sente mais valorizado e motivado a agregar maior valor ao negócio, enquanto a segunda torna-se mais competitiva e respaldada no mercado. Outras vantagens da gestão de benefícios incluem:

  • redução do turnover, ou rotatividade;
  • redução do absenteísmo, que consiste em um comportamento do colaborador caracterizado pela falta ou omissão na hora de desempenhar suas atividades;
  • melhor clima organizacional.

A gestão de benefícios nas empresas, como vimos, deve ser feita de modo a proporcionar ganhos ao colaborador e ao negócio. Para que isso aconteça, contar com uma parceira como a Up Brasil pode ser de grande ajuda, dado que somos focados em inovação, propondo soluções adequadas às necessidades da marca.

Entre em contato com o nosso time e confira as soluções oferecidas pela Up Brasil que podem aumentar a retenção de talentos na sua empresa!

Comentários