Você conhece a cultura do relógio de ouro? Muitas empresas possuem o hábito de apresentar aos colaboradores com esse tipo de item após completarem determinado tempo na organização. A geração X, por exemplo, possuía uma cultura baseada na estabilidade: podiam passar décadas exercendo a mesma função. Por isso, práticas como essa eram muito bem recebidas.
Hoje, isso não acontece mais. As gerações Y e Z, também conhecidas como Millennials, passariam longe da segurança de um cargo se tiverem a oportunidade de explorarem novas oportunidades e desafios. Sim, os novos profissionais buscam o rápido crescimento na organização e uma rotina cada vez mais dinâmica.
Por isso, é muito importante que a sua empresa desenvolva um plano de carreira. Vamos abordar, a seguir, a importância desse tipo de ação no seu negócio. Confira!
Como vimos, a estabilidade é uma das últimas coisas que os millennials buscam atualmente. São capazes, inclusive, de largar o emprego sem ter nada em vista, caso se sintam desestimulados. O plano de carreira, portanto, é uma forma de manter os jovens talentos motivados, pois terão uma perspectiva de crescimento no negócio.
Assim, é possível reduzir a rotatividade e todas as suas consequências ruins, como a queda na produtividade, o aumento de custos relacionados aos treinamentos internos e as demissões.
Como vimos anteriormente, o plano de carreira é uma forma de estimular o profissional e de mantê-lo motivado. Profissionais mais satisfeitos costumam produzir mais e, além disso, também se tornam mais fiéis à empresa onde trabalham.
Aliás, o clima organizacional pode melhorar muito se as regras para o desenvolvimento de carreira forem bem estabelecidas no negócio. Pois a transparência é a base para um relacionamento saudável e duradouro, principalmente no mundo empresarial.
A visão de negócios é fundamental para que a organização tenha uma projeção clara para o seu futuro. No entanto, não cometa o erro de acreditar que os colaboradores vão simplesmente abraçar as ambições do empreendimento. É fundamental que os interesses de ambas as partes sejam contemplados durante todo o relacionamento para se obter sucesso.
O plano de carreira é uma forma de mostrar que o crescimento da empresa também pode representar um crescimento profissional na vida do colaborador. Assim, com interesses alinhados, é possível estabelecer uma relação mais honesta e cooperativa.
Rotatividade reduzida, satisfação garantida e interesses alinhados. Claro que o resultado disso tudo seria uma empresa mais produtiva, certo? No final das contas, o plano de carreira ajuda a construir um ambiente positivo no qual todos se sintam mais estimulados para trabalhar.
Claro que esse tipo de ação pode ser acompanhada por outras, desenvolvidas pelo RH, para que a produtividade se torne um verdadeiro lema na empresa. No entanto, esse já é um bom começo para que a sua empresa atenda as expectativas da nova geração.
Gostou das nossas dicas de hoje? Então, que tal conferir como lidar como os conflitos entre gerações na sua empresa?
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários