fbpx

Blog da

Employer branding e a geração de valor aos colaboradores

Já ouviu falar em Employer Branding? O nome pode ser desconhecido, pois se trata de um conceito relativamente novo. Mas não se engane: as grandes empresas já usam e colhem os bons re relativamente sultados dele! Mas afinal, o que é o Employer Branding?

O conceito é simples e parte da premissa de como a sua marca é percebida pela sua equipe e por possíveis novos colaboradores. Basicamente, é o diferencial que sua empresa fornece para quem trabalha nela.

Seria o que muitas pessoas denominam como “boa empresa para se trabalhar”. Porém a frase é vaga e o Employer Branding surge para ajudar nessa missão.

Com esse novo conceito, associados compreendem mais facilmente quais as vantagens de seu emprego e os gestores, a reputação de sua companhia.

Se trata de uma empresa com horários flexíveis? Uma marca que oferece bons salários? Minimiza a rotatividade de pessoal? A reputação pode ser negativa também, claro. A empresa é muito rígida? Propõe metas impossíveis?

Se sua reputação for boa, além da sua equipe se tornar mais empenhada por trabalhar em um local com vantagens, ajuda a manter e atrair novas pessoas para o seu time. Uma reputação negativa é, obviamente, o contrário: repele talentos que poderiam ser valiosos à corporação.

Para realizar um Employer Branding não é necessário nenhum aplicativo ou software específico ou mesmo algo que exija muito trabalho: cabe apenas conversar com sua equipe e pesquisar na internet, por exemplo, qual a impressão que sua marca passa aos associados.

Se a reputação não for boa, cabe aos gestores entenderem onde e o que melhorar e assim, criar uma nova percepção no mercado. Internamente poderá ser utilizada para traçar melhores estratégias no futuro.

Grandes marcas já utilizam o Employer Branding, mas a realidade ainda não é percebida pelo empresariado de menor porte. Porém, independente se sua empresa é uma multinacional ou um micro-negócio, pode (e deve) se valer dessa ideia para melhorar sua imagem.

E aí, já parou para analisar qual é a reputação da sua empresa?

Comentários