fbpx

Blog da

4 tendências de RH para acompanhar em 2017

O RH é um dos setores mais importantes e estratégicos dentro de uma empresa. E o início de um novo ciclo convida à avaliação das ações adotadas por ele em 2016, a fim de identificar as que trouxeram bons e maus resultados dentro da empresa.

Para criar um planejamento mais assertivo das atividades do RH para o novo ano, é fundamental estar por dentro das últimas tendências do mercado para esse departamento. Quer alcançar mais sucesso na hora de cuidar do seu capital humano? Acompanhe 5 das mais fortes tendências de RH para 2017!

1. Plano de carreira em W

Como você sabe, os planos de carreira são tarefa do setor de RH. E por muitos anos, os planos de carreira empresarial eram conhecidos como carreiras em Y. Isto é, depois de atingir um dado nível de conhecimento e experiência, o profissional iria crescer dentro do empreendimento em uma das seguintes direções: para a área gerencial ou para um setor mais técnico.

Agora, no entanto, surge outra modalidade de plano de carreira: o plano W. Nele, há maiores opções de crescimento para o profissional, permitindo outros caminhos e áreas de expansão.

Nesse cenário, um gestor de projetos poderia, por exemplo, assumir um projeto estratégico, para depois aproveitar seu conhecimento para liderar um mais técnico.

2. Uso de redes sociais

As redes sociais vêm, inegavelmente, mudando todos os mercados e a comunicação entre as pessoas. A cada dia, é mais importante manter uma presença social marcante e eficaz, para melhorar e estreitar o relacionamento da empresa com clientes e fornecedores.

Para o RH, a utilização de redes sociais também é uma tendência para 2017. Além de ficar de olho nas impressões que seus colaboradores emitem sobre a empresa, as mídias sociais podem ser importantes instrumentos de captação de novos talentos.

Várias pessoas compartilham seus currículos e atividades nas redes sociais, o que facilita ao RH encontrar ótimos profissionais a um clique de distância.

3. Processos seletivos a distância

O ano de 2017 promete reinventar a forma de contratar colaboradores. A tendência é que diferentes etapas do processo seletivo empresarial possam ocorrer a distância.

Testes on-line e entrevistas via Skype são algumas ideias que poderão ser empregadas para facilitar esses processos. Isso simplifica tarefas e fluxos de recrutadores e recrutados, que não precisarão arcar com custos de mobilidade para participar de processos seletivos.

4. Home office

Já consolidada em outras partes do mundo, a prática do home office nada mais é que do que a opção de trabalho a distância. Oferecê-la ao colaborador traz benefícios a ele e à empresa. Ter a possibilidade de trabalhar em casa é interessante tanto ao colaborador, que ganha maior liberdade e flexibilidade para realização do seu trabalho, como à empresa, que reduz os custos com transporte, alimentação e infraestrutura.

Ainda que essa realidade de trabalho possa exigir mais disciplina dos colaboradores, em geral eles percebem o home office como um fator a mais de motivação. Isso impacta positivamente a percepção da empresa por parte de sua equipe e fortalece o espírito de parceria.

Se sua empresa optar por uma política de home office, o RH deve estar atento para encontrar estratégias adequadas de avaliação da produtividade desses profissionais, a fim de garantir o cumprimento da carga horária e das responsabilidades individuais.

5. Rotação de trabalho

Cada vez mais, as empresas apostam também no job rotation — a movimentação de seus colaboradores entre cargos e funções dentro da própria empresa. Dessa forma, um colaborador pode adquirir experiência em diversos setores da empresa, o que facilitará seu entrosamento em todos os processos internos.

A movimentação, no entanto, não se dá de maneira hierárquica: todas as vagas disponíveis para rotação devem ter o mesmo nível, ou seja, a job rotation não deve ser encarada como uma promoção, mas sim como uma circulação lateral para experiência e aprendizado de todos entre os diversos papéis desempenhados na empresa.

Ficar mais atualizado sobre as tendências do RH para o ano que se inicia é uma ótima maneira de se mostrar mais competitivo no mercado e continuamente achar os melhores profissionais e processos de funcionamento dentro de sua empresa.

Ficou interessado? Não deixe de conferir também os 3 maiores desafios do RH e como solucioná-los!

Comentários