fbpx

Blog da

Aprenda como reduzir o pagamento de imposto oferecendo benefícios para colaboradores

O oferecimento de benefícios para colaboradores surgiu há algum tempo com o objetivo de valorizar o trabalho realizado por eles, mas também para retê-los na organização. Com a modernização do mercado e a recente crise econômica, houve um aumento na necessidade de profissionais cada vez mais qualificados, bem como de agir na redução de custos para mantê-los.

Mas como manter as vantagens e, até mesmo, melhorá-las sem que isso cause um déficit no orçamento? Essa é a pergunta que muitos gestores se fazem. Portanto, mostraremos a seguir como reduzir o pagamento de impostos oferecendo os benefícios certos para os colaboradores. Confira!

Cartão alimentação/refeição

Muitas empresas adotam o cartão alimentação/refeição como benefício aos colaboradores. No entanto, ele não é algo obrigatório, como o vale-transporte, sendo que a sua concessão fica a cargo da organização — salvo em casos em que ele já vem explícito no contrato de trabalho ou foi acordado por meio de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), sendo assim obrigatório.

O fato é que muitas organizações não sabem, mas dependendo da forma em que o benefício é aplicado ele pode servir como dedução nos impostos pagos. Se ele for considerado salário, fará parte da remuneração, logo, terá reflexo direto no pagamento de rescisões e recolhimentos previdenciários e FGTS. No entanto, se ele for colocado como caráter indenizatório, ele estará livre de tributações legais.

Cartão PAT

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem como principal objetivo incentivar as organizações a oferecerem alimentação de qualidade aos profissionais que atuam nelas. Apesar de ter sido instituído pela Lei Nº 6.321/1976, ele não tem caráter obrigatório.

No entanto, as empresas que decidem aderir ao programa recebem vantagens, como o incentivo fiscal no Imposto de Renda. Ou seja, é possível fazer a dedução do valor de serviço de alimentação como operacional, o que faz com que o montante seja subtraído diretamente do imposto devido.

Para isso, a companhia necessita preencher os requisitos preestabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O colaborador pode ter que subsidiar até 20% do benefício. Mas se optar por não cobrar dele, a empresa não precisa estabelecer um valor mínimo (apenas um teto), ela já poderá gozar dos tributos fiscais.

Plano de saúde

A contratação de planos de saúde para a equipe também permite benefícios fiscais à empresa. Ou seja, o empregador pode deduzir os gastos da assistência médica oferecida aos seus colaboradores do Imposto de Renda da organização.

Vale destacar que não existe um teto quando os valores estão ligados à saúde, representando uma vantagem tanto para a empresa quanto para os colaboradores que podem usufruir dos serviços de atendimento médico.

Em tempos em que a economia anda frágil e a inflação alta, qualquer maneira de cortar custos sem prejudicar as operações da empresa é válida. O melhor é que é possível fazer isso gerando benefícios para os colaboradores, o que se reflete em produtividade, motivação e maior engajamento.

Viu como oferecendo benefícios para colaboradores a sua empresa também ganha? Decidiu que deseja incluir alguns deles na sua lista? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços ligados ao setor de benefícios!

Comentários