fbpx

Blog da

Employee experience: por que investir nesse conceito é tão importante?

Você sabe o que é employee experience, um termo proveniente do inglês que significa “experiência do colaborador”, e qual é a importância desse conceito que é cada vez mais utilizado no dia a dia da área de RH?!

Em geral, a prioridade das companhias é melhorar a experiência dos consumidores, mas se preocupar com o employee experience é garantir o bem-estar das equipes — fator que, consequentemente, gera o aumento da produtividade.

Se você deseja conhecer mais sobre o employee experience e descobrir qual é a verdadeira importância de investir na experiência dos colaboradores, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é e como funciona o employee experience?

O conceito de employee experience se assemelha ao da experiência do consumidor. Contudo, a sua aplicação e a sua finalidade são diferentes, uma vez que um diz respeito ao cliente, e o outro, ao colaborador.

Os talentos de uma empresa são, justamente, o diferencial competitivo de um negócio, afinal, eles que fazem com que a organização prospere e, por essa razão, também devem ser levados em consideração pela companhia.

Cada vez mais, as organizações se preocupam em adotar iniciativas inovadoras a fim de estimular o desempenho das equipes, como o employee experience. Nesse sentido, alguns fatores, como clima organizacional, retenção de talentos e atração de bons profissionais, são fundamentais para as empresas que querem prosperar.

Além disso, para aplicar, na prática, o conceito de employee experience, é preciso compreender o que é necessário para que a relação entre organização e colaborador seja pautada por maturidade e respeito, ou seja, é preciso compreender as necessidades do trabalhador.

É válido ressaltar que o employee experience é relevante tanto para o colaborador quanto para o empregador, uma vez que ambos têm interesse na criação de situações que proporcionem o bem-estar no trabalho e que estimulem o engajamento dos profissionais.

Uma pesquisa realizada em 2017 pela IBM mostra que 96% das companhias com os melhores índices de experiência do colaborador reportam alta performance entre seus profissionais — o que quer dizer que a pontuação positiva no índice está diretamente relacionada ao desempenho positivo e à retenção de talentos.

Qual é a importância de investir na experiência dos colaboradores?

Agora que você já conhece o conceito de employee experience, vamos apresentar, a seguir, os motivos pelos quais vale a pena investir na experiência dos colaboradores!

Aumento da produtividade

Um dos principais objetivos do employee experience é alterar a cultura organizacional para que ela abranja, também, as preferências dos colaboradores da empresa a fim de criar um ambiente harmonioso e que estimula o desenvolvimento. Essa prática também auxilia para que as empresas e os seus profissionais trabalhem juntos a fim de criar experiências autênticas e personalizadas que atendam às necessidades de ambos os lados.

As ações geradas pelo employee experience costumam ser fundamentais para aumentar a satisfação dos colaboradores e o engajamento, uma vez que eles passam a se sentir parte fundamental da organização. Sem dúvidas, colaboradores engajados e satisfeitos produzem mais e melhor.

Maior motivação da equipe

Um ambiente corporativo positivo consegue promover a inovação e a criatividade. Quando os colaboradores se sentem apenas como um número, uma peça de uma engrenagem, a tendência é de que eles sintam desânimo com o trabalho.

Já nos casos em que os profissionais sabem que a sua opinião é levada em consideração pela empresa, eles se sentem como parte do negócio e, como consequência, toda a equipe trabalha mais motivada.

O employee experience, por sua vez, realiza justamente a tarefa de fortalecer a cultura organizacional e a identificação com o negócio a fim de que os profissionais tenham o mesmo zelo pela empresa do que os donos do negócio.

Diminuição da rotatividade

O conceito de employee experience deve ser aplicado desde o momento inicial em que o profissional entra em contato com a empresa pela primeira vez como potencial candidato a uma vaga até o instante em que ele encerra o seu contrato de trabalho.

Isso faz com que o colaborador tenha uma experiência positiva desde o momento da captação e de atração de talentos. Dessa maneira, a tendência é de que cada vez mais profissionais qualificados tenham interesse em trabalhar no local em razão da preocupação que a empresa tem com os seus membros.

No mesmo sentido, uma companhia que conta com uma equipe mais satisfeita e engajada também diminui a rotatividade no seu quadro de pessoal, uma vez que a valorização de profissionais é um dos principais fatores de motivação para que o trabalhador tenha interesse em permanecer e fazer carreira na mesma organização.

Promoção das relações interpessoais na empresa

Ao adotar o conceito de employee experience, a empresa cria estratégias para alinhar a expectativa de todos os colaboradores, estimulando o diálogo e a transparência.

Com isso, a tendência é de que os profissionais apliquem, também, as boas práticas com o objetivo melhorar as relações interpessoais e promover a comunicação entre as áreas.

Como introduzir o conceito de employee experience?

Para que seja possível introduzir o conceito de employee experience no cotidiano de uma empresa, é necessário que o empregador conheça as principais necessidades de seus colaboradores.

Além disso, também é preciso levar em consideração que cada indivíduo tem valores e necessidades individuais e distintas, mas que determinados pontos são de interesse comum. Uma ideia interessante é, por exemplo, dividir os profissionais em grupos para trabalhar a experiência de cada um de forma distinta.

Cada vez mais, as novas gerações valorizam as empresas que proporcionam mais qualidade de vida, como benefícios, jornadas flexíveis e home office, uma vez que esses fatores agregam valor para a melhor a experiência do colaborador.

Por essa razão, é relevante investir em benefícios, uma vez que, atualmente, a manutenção e a retenção de profissionais de uma companhia não se limitam apenas ao pagamento do salário base no final do mês.

Agora que você já conhece o employee experience, deve ter percebido a importância de investir nesse conceito, não é mesmo? Por isso, busque implementá-lo em sua empresa a fim de usufruir de seus benefícios.

Nós, da UP Brasil, contamos com soluções e produtos fundamentais na gestão e na implementação de estratégias eficientes de employee experience, então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Comentários