fbpx

Blog da

marca empregadora

Marca empregadora: entenda o que é e como desenvolvê-la

Você já ouviu falar em marca empregadora?! Também chamada de employer branding, trata-se de uma estratégia que tem como objetivo demonstrar que determinada companhia é um bom lugar para se trabalhar.

Com isso, por meio do conceito de marca empregadora, torna-se possível atrair indivíduos cada vez mais talentosos para compor o quadro de colaboradores e, consequentemente, formar equipes de alto desempenho.

Tem interesse pelo tema e deseja conhecer as principais informações a respeito da marca empregadora? Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Confira!

O que é uma marca empregadora?

Recrutar e selecionar pessoas, em geral, não costuma ser uma tarefa fácil, principalmente para as empresas que desejam contratar profissionais acima da média. Por essa razão, cada vez mais organizações procuram investir na construção de uma marca empregadora.

Colaboradores acima da média costumam ter como objetivo o desenvolvimento profissional, com empenho para contribuir para a empresa em que trabalham. Contudo, para que seja possível atrair esse tipo de profissional, também é preciso otimizar e ampliar a imagem da marca como uma solução estratégica.

Cada vez mais organizações investem no conceito de employer branding para que a empresa se torne mais atrativa para talentos de alta qualidade — inovadores, estratégicos e proativos. Dessa maneira, por meio do conceito de marca empregadora, a empresa consegue poupar tanto dinheiro quanto tempo durante o processo de contratação e, ainda, otimiza uma série de outros indicadores de desempenho.

Quais são as vantagens e a importância da marca empregadora?

O foco de uma marca empregadora é, justamente, encontrar formas e criar estratégias a fim de gerar uma percepção positiva para uma companhia como local de trabalho, ou seja, consiste na criação de uma imagem de empresa perfeita para se trabalhar.

Uma organização que conta com alto nível de satisfação de seus colaboradores apresenta aumento de produtividade em todas as áreas, maior capacidade de adaptação e, consequentemente, mais relevância e destaque no mercado.

Além disso, os candidatos mais talentosos, em geral, costumam se interessar por empresas que investem no conceito de employer branding, aumentando o nível dos profissionais do local. Existem diferentes benefícios na expansão da marca empregadora em uma empresa, como os seguintes:

  • gera a atração dos melhores talentos;
  • melhora a produtividade e o engajamento das equipes;
  • otimiza o clima organizacional;
  • diminui os custos com contratação e turnover;
  • melhora a imagem da companhia perante os stakeholders;
  • faz com que a organização se torne uma referência perante as demais;
  • otimiza a resposta em processos de recrutamento e seleção;
  • reflete o respeito, a satisfação e a confiança entre os colaboradores.

Como fortalecer o employer branding de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é uma marca empregadora e conhece as suas vantagens, deve estar perguntando como é possível fortalecer o employer branding de uma empresa, não é mesmo? Para ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, as melhores práticas!

Crie uma boa abordagem para as vagas que a empresa oferece

Inicialmente, é preciso conhecer o perfil de candidatos que a empresa pretende atrair para que seja possível estabelecer uma estratégia adequada para divulgação das vagas disponíveis. Trata-se de um ponto importante porque, para que seja possível contratar as pessoas certas, é preciso fazer bom uso da comunicação.

Nesse sentido, é relevante mostrar aos candidatos um pouco da rotina da empresa para que eles saibam como é trabalhar na companhia. Uma boa maneira para realizar isso é, por exemplo, mostrando a eles depoimentos de pessoas que já foram contratadas.

É possível, por exemplo, utilizar a página da empresa ou uma rede social profissional, como o LinkedIn, para postar fotos, vídeos e depoimentos dos colaboradores da empresa e para mostrar um pouco do dia a dia da companhia, assim como para divulgar as vagas disponíveis.

Analise quais são as melhores práticas da organização

Para que uma empresa seja considerada uma marca empregadora, ela precisa, sem dúvidas, apresentar benefícios para os seus colaboradores a fim de atrair e reter talentos, uma vez que uma das grandes buscas dos profissionais é a qualidade de vida.

Contudo, é preciso observar, mais uma vez, o que costuma atrair o candidato ideal e quais são os benefícios que combinam com a cultura organizacional da empresa. O mais indicado é fugir dos benefícios que já são oferecidos por todas as companhias e procurar por diferenciais, justamente para que seja possível se destacar entre as demais empresas.

Nesse sentido, existem diferentes possibilidades que uma companhia pode ofertar, como flexibilidade de horários e no dress code, possibilidade de fazer home office, benefícios optativos, entre outros.

Observe a comunicação interna

Uma boa maneira de divulgar uma marca empregadora é deixar os seus colaboradores satisfeitos, uma vez que a tendência é de que eles divulguem para os demais indivíduos o quanto gostam do seu local de trabalho e quais são os seus benefícios. Contudo, para que isso ocorra, é preciso que haja uma boa comunicação interna.

É necessário que a empresa esteja aberta ao diálogo, seja transparente com os colaboradores e exerça uma comunicação sincera — fatores que influenciam diretamente a percepção que os profissionais podem ter sobre uma empresa e sobre o desejo de transmitir o conceito para fora do ambiente corporativo.

Tenha consistência

Quando pensamos em marca empregadora e, consequentemente, em cultura organizacional, além de implementá-la, é preciso manter a sua constância, afinal, a cultura está relacionada a algo que é vivido todos os dias, sendo preciso colocar em prática o que a companhia, de fato, prega.

Cultura e identidade são fatores que andam em conjunto e que devem estar presentes em uma marca empregadora para que os colaboradores realmente vivenciem o que é pregado pela empresa.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a marca empregadora e sabe, inclusive, como é possível implementá-la e desenvolvê-la em sua empresa, lembre-se de que contar com líderes engajados também é fundamental durante esse processo, especialmente para a promoção do employer branding por meio da comunicação.

Se você tem interesse pelo tema e deseja inovar no mercado e oferecer os melhores benefícios aos seus colaboradores, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Comentários