fbpx

Blog da

gestão de custos

Entenda como otimizar a gestão de custos da sua empresa

Uma gestão de custos eficiente é um dos grandes desafios dentro do meio empresarial. Por meio dessa ferramenta, empresários e gestores são capazes de controlar de forma minuciosa tudo aquilo que é gasto pela instituição e otimizar as despesas, gerando mais formas de promover ganhos.

Essa tarefa depende de atitudes e estratégias muito bem trabalhadas pelos gestores. Eles devem ter conhecimento de que há custos fixos e variáveis e saber administrá-los da melhor maneira. Dessa forma, a empresa implanta uma organização financeira que a permite lucrar mais e investir e melhorias.

Ficou interessado em saber como você pode potencializar uma gestão de custos adequada na sua empresa? Então este post é para você. Continue a leitura e confira!

O que é a gestão de custos?

Ao conceituar gestão de custos nos deparamos, sobretudo, com uma maneira inteligente de dirigir a empresa. Isso envolve quase todos os processos de administração, como estoque, vendas, negociações com fornecedores etc.

Praticamente, todo o dinheiro que sai da empresa para algum tipo de aquisição ou investimento será denominado custo. Nesse sentido, estão incluídos desde os gastos com água e energia elétrica até os dispêndios financeiros realizados para prestar algum serviço.

Um gestor que conhece detalhadamente todos esses valores saberá exatamente o lucro que será obtido no final do mês, podendo fazer planos e investimentos na sua instituição. Além disso, ele será capaz de identificar operações que vêm obtendo êxito e outras que podem estar sendo ruinosas, prejudicando os ganhos empresariais.

Enfatizamos que uma gestão de custos correta é um dos pilares básicos do sucesso de uma empresa. Com essa atitude, o empresário estará apto a planejar ações corretas e, como consequência, auferir lucros mais significativos.

Quais são as maneiras de realizar uma gestão de custos eficiente?       

Agora que já entendemos o que é a gestão de custos e qual é a sua importância para a instituição, analisaremos quais são as principais ferramentas que o gestor pode utilizar.

Mantenha um registro de todos os custos

Uma das principais qualidades que um gestor precisa ter para levar a sua empresa ao sucesso é a organização. Esse atributo facilita a administração da empresa, torna os processos administrativos mais simplificados e gera o reconhecimento de toda a equipe de colaboradores.

Manter um registro atualizado de todos os custos da empresa facilita de forma considerável a gestão dos mesmos. Agindo dessa maneira, o empresário tem acesso de forma prática e rápida a toda relação de gastos da sua empresa e pode planejar ações, contingenciamentos ou investimentos com maior segurança.

Portanto, organize uma planilha relacionando todos os dispêndios financeiros da sua empresa em determinado período. Assim, você terá total controle das operações em que ela está envolvida e a elaboração de metas ou redução de despesas será facilitada.

Categorize custos e despesas

Após relacionar todos os custos que a sua empresa teve, é essencial que você possa também categorizá-los. Desse modo, será mais fácil controlar e dimensionar ações segundo as divisões que você implementar.

Uma grande dica é que você pode separar custos e despesas. Custos seriam gastos relacionados à produção, investimento e comercialização de itens e insumos. Já as despesas seriam aqueles gastos relacionados às atividades administrativas e não ligados à produção e geração de lucro direto. Entre despesas, poderíamos citar: salários dos colaboradores, gastos com propaganda etc.

Outro modo eficiente de segmentar custos é realizar a disposição entre os que são fixos e os que variam. Vejamos:

  • os gastos fixos seriam despesas com aluguel, água, luz etc. Eles não mudam de acordo com a produção.
  • Os gastos variáveis, por sua vez, são aqueles que se modificam de acordo com o volume da produção. Poderiam ser citados: gastos com embalagem, matéria-prima, lubrificação de máquinas etc.

É evidente que fragmentando os gastos dessa maneira o gestor consegue identificar de forma mais prática tudo o que está impactando nos lucros da sua empresa e tomar iniciativas para que os ganhos no final do mês sejam maiores. Tudo isso de forma segura e organizada.

Utilize a ferramenta Análise SWOT

A Análise SWOT é um tipo de ferramenta de gerenciamento que tem efetividade se utilizada na gestão de custos. Essa sigla corresponde a palavras que em português significam:

  • força;
  • fraqueza;
  • oportunidades;
  • ameaça.

Na utilização desse método, o gestor faz um levantamento de suas despesas e correlaciona os conceitos destacados no contexto da sua instituição. Explicando de outro modo, ao entender quais são os custos mensais da empresa, o gestor identifica os pontos que precisam ser melhorados, se resguarda de ameaças e reconhece oportunidades.

Assim, todos os investimentos realizados serão feitos de modo planejado e com estratégias muito bem trabalhadas, a empresa estará resguardada de eventuais fatores de risco ou operações que possam prejudicar seu desenvolvimento e o gestor terá conhecimento dos custos necessários à aferição de lucros e identificará aqueles que se apresentam apenas como gastos que podem ser eliminados.

Utilize a tecnologia em seu favor

Atualmente, uma empresa que não se utiliza das inovações tecnológicas tende a aumentar a burocratização de seus processos e conseguir resultados piores em relação aos concorrentes. Com a gestão de custos, não é diferente. Utilizar softwares que sejam capazes de relacionar os custos eletronicamente e dividi-los de modo correto é uma opção bastante interessante.

Assim, você digitaliza e automatiza seus processos, reduz as chances de falhas e fica mais seguro na hora de planejar e determinar operações.

Conte com uma empresa especializada como parceira

Percebemos que a gestão de custos em uma empresa pode ser algo bastante trabalhoso e gerar uma sobrecarga de trabalho ao empresário e aos gestores. Esse fator é resolvido se você passa a ter como parceira uma empresa especializada na gestão de gastos de negócios e que tenha experiência e prestígio no mercado.

Com a segurança de que a empresa contratada realizará um trabalho sério e compromissado na gestão de benefícios, gastos com salários, possibilidades de investimentos, custos fixos e variáveis, dentre outros, os gestores poderão se concentrar em outros serviços que têm como finalidade maximizar os lucros e os resultados, que são: uma equipe de colaboradores motivada, aumento da produtividade, lucros maiores e gestão eficiente de custos.

A UP Brasil é uma empresa especializada na gestão e totalmente preparada para reduzir e otimizar a gestão de custos da sua empresa e deixar seus colaboradores mais motivados e felizes. Estamos presentes em mais de quinze países no mundo, com parcerias de muito sucesso em todos eles. Contamos com atendimento personalizado e que busca atender especificamente as necessidades do seu negócio. Você passará a contar com:

  • redução de controles manuais;
  • eliminação de adiantamentos de viagem;
  • monitoramento online de gastos, dentre outros.

Portanto, percebemos que a gestão de custos eficiente é uma grande chave para o sucesso de uma empresa. Com ela, o gestor é capaz de relacionar gastos e planejar investimentos de modo seguro. É fundamental contar com uma empresa experiente nessa área e com liderança no mercado para que a sua administração de gastos seja totalmente adequada às suas necessidades.

Gostou do post e ficou interessado em contar com o auxílio de uma empresa como parceira na gestão de custos? Então entre em contato conosco, pois temos a solução completa e eficaz para a sua empresa!

Comentários