fbpx

Blog da

Treinamento funcional: como aprimorar a ginástica laboral na sua empresa?

A ginástica laboral é uma das estratégias internas utilizadas pelas organizações para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, bem como a fim de diminuir a taxa de absenteísmo e, até mesmo, o turnover. No entanto, como existem várias práticas, é preciso se atualizar sempre, oferecendo exercícios de qualidade. Uma das novidades do mercado é o treinamento funcional nas empresas.

A seguir explicaremos como esse estilo de atividade incentiva a consciência corporal dos colaboradores e potencializa os objetivos da ginástica laboral. Continue a leitura e aprenda a aplicar essa ação na sua empresa!

Trabalhe a consciência corporal

A consciência corporal nada mais é do que o indivíduo reconhecer e identificar o seu corpo por meio de movimentos, que podem ser internos e externos. Ou seja, é o estabelecimento de uma comunicação entre os sentidos e o mundo exterior.

Como o treinamento funcional nas empresas mexe com várias partes do corpo, ele ajuda nessa conscientização. Por isso, além de trabalhar a musculatura como um todo, ele deve ser realizado de forma progressiva, sempre incentivando a concentração total no exercício.

Com o tempo, o praticante passa a se desenvolver para que tudo trabalhe harmonicamente. Por exemplo, se é solicitado um agachamento, ele sabe que precisa também da postura correta para garantir o máximo de aproveitamento.

Foque na resistência

Um dos principais objetivos da ginástica laboral é evitar que o trabalho se torne um causador de doenças, como problemas na coluna e a LER (Lesões por Esforço Repetitivo). Isso porque são justamente esses aspectos que elevam as taxas de absenteísmo e de turnover, que citamos no início do artigo.

O treinamento funcional nas empresas tem como função aprimorar ainda mais os exercícios oferecidos, principalmente porque eles trabalham a resistência do corpo humano. Logo, foque na agilidade, flexibilidade e coordenação, procurando sempre aquelas atividades que ajudam no fortalecimento corporal.

Preserve a saúde mental

O momento de ginástica laboral também pode ser visto como uma oportunidade para promover a integração entre colaboradores. Como os treinamentos funcionais trabalham com diversos exercícios em grupo, isso favorece a interação entre as equipes.

Outro aspecto importante diz respeito à saúde mental. No momento em que o exercício é dado, ofereça ao colaborador a oportunidade de aliviar tensões emocionais, reforce a ideia de que o serviço, naquele momento, precisa ficar de lado e que aquele tempo deve ser voltado para o corpo e a mente, proporcionando um alinhamento entre eles. Após a prática, outros benefícios são notados, como: maior disposição para o trabalho, melhora na produtividade e combate ao estresse e à ansiedade.

Motive a equipe

Não poderíamos deixar o benefício da motivação por trás do treinamento funcional. Como o indivíduo cria consciência corporal e adquire mais resistência, ele passa a se sentir melhor consigo mesmo e isso é refletido no seu trabalho.

A melhora na motivação traz resultados bastante positivos para a empresa, que ganha em eficácia e maior consistência das ações, tendo a retenção dos talentos como um dos maiores benefícios. Por isso, é fundamental transmitir aos colaboradores as vantagens do exercício físico tanto para o corpo (o treinamento funcional o define) quanto para a mente (impacto positivo na motivação).

Conforme você pôde perceber, a ginástica laboral deve fazer parte de um cronograma semanal dos colaboradores, promovendo, inclusive, ações ao longo do dia. Isso porque de nada adianta oferecer atividades por uma hora e os profissionais passarem o tempo todo do trabalho com a postura errada, submetidos a móveis que causam riscos ergonômicos. Lembre-se de que o investimento também precisa ser constante.

Então, o que achou do nosso artigo sobre treinamento funcional nas empresas? Ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios da prática ou como aplicá-la na organização? Deixe o seu comentário!

Comentários