fbpx

Blog da

tendências de RH

Conheça as principais tendências de RH para 2020!

Com tanta tecnologia disponível atualmente e a constante modernização dos processos, é fundamental que as organizações se mantenham atualizadas sobre as novidades do mercado. Ainda mais com o fim de ano chegando, as principais tendências de RH para 2020 já estão sendo identificadas e analisadas pelas empresas que buscam implantar melhorias na sua gestão.

Em geral, essas inovações focam em facilitar atividades rotineiras, automatizando procedimentos internos, reduzindo os custos e trazendo mais dinamismo e flexibilidade às tarefas. Tudo isso gera resultados muito positivos para a organização, pois otimiza tempo e recursos e mantém os colaboradores satisfeitos, motivados e produtivos.

Então, quer saber quais são as principais tendências de RH para 2020? É o que veremos neste post! Continue lendo para conferir.

Quais são as principais tendências de RH para 2020?

De fato, a modernização de processos, gestão, produtos e serviços segue em ritmo cada vez mais acelerado, e isso não é diferente na gestão de Recursos Humanos.

Com todo o avanço da tecnologia, as pessoas e suas relações mudam o tempo todo. Logo, um setor que lida com isso precisa se manter atualizado se quiser obter bons resultados, o que inclui adotar novas práticas e definir melhores estratégias, alinhando-as com a realidade do negócio.

Vejamos, a seguir, quais são as principais tendências para 2020!

Ferramentas para análise de desempenho

Como dissemos, a tecnologia é uma forte aliada das novas tendências de RH — e, se aplicada à análise de desempenho dos colaboradores, é sucesso garantido.

Ferramentas voltadas para isso apresentam resultados por meio de planilhas e gráficos que permitem a visualização e a avaliação de toda a equipe. Além disso, a empresa define os indicadores que pretende analisar, sendo possível organizar as tarefas e conhecer o tempo de execução de cada colaborador.

Essas ferramentas também são muito importantes para o planejamento estratégico e a diminuição do índice turnover. Assim, a organização é capaz de analisar o desempenho dos seus trabalhadores, otimizar os processos internos e aumentar a produtividade e o engajamento da equipe, como um todo.

Liderança estratégica

A liderança desempenha um papel fundamental para o sucesso de um negócio, por isso, deve ser parte da sua estratégia. Em geral, bons líderes têm um relacionamento saudável com os colaboradores e estão preparados para implantar novas práticas a todo momento, seguindo o que for determinado pela organização. Diante disso, é cada vez mais importante identificar as pessoas que têm essas capacidades e saber retê-las na empresa.

Entre os benefícios que uma liderança estratégica pode trazer para a organização, podemos citar:

  • melhoria na comunicação interna;
  • excelência nos resultados;
  • redução de custos;
  • aumento da rentabilidade;
  • maior produtividade;
  • engajamento dos colaboradores etc.

People Analytics

Muito utilizada dentro das organizações em diferentes setores, outra forte tendência de RG é a análise de dados. Quanto aplicada na gestão de pessoas, especificamente, temos o People Analytics, que é capaz de coletar, processar e cruzar inúmeros dados sobre cada colaborador. Assim, conhecendo suas habilidades e avaliando sua performance diretamente, é possível utilizar suas aptidões de forma mais estratégica para o negócio.

Gestão de benefícios

A gestão de benefícios também é uma forte tendência de RH para 2020. Afinal, os colaboradores são peças importantíssimas para o sucesso de uma organização, e precisam estar satisfeitos e motivados para desempenhar suas tarefas da melhor forma possível.

Nesse sentido, a empresa pode oferecer benefícios de acordo com as necessidades específicas da sua equipe — vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte — como forma de valorizá-la. Isso contribui muito para a retenção de talentos, além de aumentar a produtividade e a motivação dos tralhadores.

O que manter, começar ou abandonar na rotina da empresa?

Com tantas tendências de RH, é preciso saber quais práticas devem ser mantidas, iniciadas ou abandonadas no dia a dia da empresa, certo? Então, confira!

Mantenha

  • proximidade e interação com os colaboradores — sempre que tiver oportunidade, converse, dê atenção e ensine;
  • percepção — os colaboradores precisam conseguir se comunicar com a organização em diferentes situações. Para isso, eles necessitam de alguém acessível e seguro, disposto a ouvi-los;
  • presença — o colaborador precisa se sentir amparado quando precisar. Então, esteja presente por inteiro nesses momentos.

Inicie

  • liderança das competências — o setor de RH pode conduzir a cultura organizacional, pois influencia o comportamento de todos os colaboradores. Usufrua desse poder de forma inteligente e estratégica;
  • liberdade para as pessoas serem quem são — aprenda a se expressar com seus colaboradores, apresentando de forma clara as normas e permitindo que eles se expressem também. Isso cria um clima organizacional mais leve, agradável e produtivo;
  • parceria com os líderes — é preciso perder o medo dos grandes líderes e criar uma parceria, a fim de promover melhorias para todos.

Abandone

  • colaboradores em segundo plano — deixe de lado a teoria de que a política da empresa está à frente dos colaboradores. Eles desempenham papel fundamental e são os maiores responsáveis pelos resultados obtidos, por isso, precisam ser valorizados e reconhecidos;
  • imposições e cobranças — é preciso mudar o cenário de imposições e cobranças na rotina corporativa. Em vez disso, dê apoio e motivação para que os seus colaboradores tenham o melhor desempenho;
  • ausência das práticas de RH fora do departamento — é importante tornar o setor de RH mais presente, de forma que ganhe mais visibilidade e possa atingir todas as áreas da organização;
  • fofoca — é preciso melhorar a comunicação interna, ouvir e falar diretamente para as pessoas envolvidas.

Como vimos até aqui, todas as tendências de RH buscam facilitar o trabalho operacional das empresas de alguma forma. A automatização dos processos e a atualização das práticas trazem inúmeros benefícios para o negócio, como redução de erros e retrabalhos, maior confiabilidade e assertividade aos processos e otimização de tempo e de recursos. Além disso, permitem que a equipe do setor de RH tenha mais tempo para planejar novas soluções e atuar de forma mais estratégica na gestão.

Então, gostou do nosso conteúdo? Se quiser saber ainda mais sobre estratégias de RH, aproveite para ler também um pouco mais sobre os benefícios de vale-alimentação!

Comentários