fbpx

Blog da

Como premiar funcionário sem vínculo trabalhista

Veja como premiar funcionário sem vínculo trabalhista aqui!

Para que uma empresa possa alcançar seus objetivos preestabelecidos em um planejamento estratégico, é preciso adotar medidas que contribuam para o aumento das vendas e que atraiam um número maior de clientes, além de fidelizarem aqueles que já estão em sua base. No entanto, estimular seus colaboradores, independentemente da contratação, também é um fator que deve ser considerado. 

Nesse contexto, entender como premiar funcionário sem vínculo trabalhista é um fator que será determinante para melhorar o atendimento do seu negócio ou aprimorar outros setores que contenham, em seu quadro, esses profissionais. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são essas dicas. Ficou interessado? Continue a leitura!

Quais os benefícios de premiar colaboradores sem vínculo trabalhista?

Mencionamos brevemente alguns dos ganhos que a empresa terá ao premiar colaboradores sem vínculo trabalhista. A seguir, vamos detalhar quais são os benefícios dessa estratégia. 

Motivação da equipe

Uma equipe que seja premiada pela sua empresa, independentemente de seu cargo dentro do negócio, vai se sentir motivada para exercer suas funções. A partir dessa ação, seus profissionais entenderão que são valorizados pelos gestores, desempenhando suas atividades de forma mais autônoma, produtiva e focada nos resultados da organização. 

Além disso, uma premiação não é feita sem que o colaborador tenha desempenhado alguma estratégia para conquistar esse mérito. É preciso ter metas e desafios que sejam alcançáveis, para que eles corram atrás desses resultados — e, consequentemente, tragam bons frutos para os números do negócio. 

Por meio das premiações, eles se sentirão engajados a cumprirem com os objetivos estabelecidos, melhorando, até mesmo, o ambiente de trabalho. 

Retenção de talentos

Para os gestores, entre os principais desafios de uma empresa, destaca-se a retenção de capital intelectual, além da preservação, em seu quadro, daqueles profissionais que são destaque positivo no mercado. Mesmo sem vínculo trabalhista, buscar por outras pessoas que desempenham as funções dentro de um negócio gera desgaste da equipe de recrutamento, além de gastos financeiros para o desempenho desse papel. 

Ao oferecer premiações, você tem a chance de reter os principais nomes que prestam serviços para a sua empresa, trazendo oportunidade, até mesmo, de uma reformulação de contrato, caso o profissional desempenhe suas funções dentro das expectativas do negócio. 

Promoção da saída da zona de conforto 

Especialmente entre os profissionais que não tenham vínculo com o negócio, estar em uma zona de conforto e apenas desempenhar o trabalho demandado é uma atitude que pode se tornar corriqueira. Dessa forma, é um desafio para os gestores estabelecer estratégias que transformem essa situação, e as premiações são alternativas que contribuem para esse fato. 

Não que os profissionais mais acomodados sejam ruins para a organização. Afinal, mesmo sem terem vínculo trabalhista, eles já são habituados com o trabalho e com a cultura de sua empresa. Mas é preciso que sejam estimulados a entregarem mais do que é demandado, com o objetivo de todos crescerem juntos.

Isso vai permitir, até mesmo, que você conheça quais são aqueles mais competentes e, assim, possa, futuramente, contratá-los formalmente em funções mais estratégicas. 

Como premiar um colaborador sem vínculo trabalhista?

Agora que você já conhece os principais benefícios de premiar colaboradores sem vínculo trabalhista, chegou o momento de entender quais são as dicas para fazê-lo. Confira!

Ofereça treinamentos e cursos extras

Oferecer a oportunidade, aos colaboradores sem vínculo trabalhista, de contar com treinamentos e cursos extras é uma opção que vai motivá-los em suas funções, uma vez que eles entenderão que, mesmo que não sejam formalmente contratados pela organização, há uma preocupação por parte dos gestores em fomentar o conhecimento da equipe. 

Para isso, entenda quais são as principais queixas desses profissionais quanto ao seu dia a dia de trabalho, busque, no mercado, cursos que, de fato, estejam dentro da realidade de seu negócio e combine com esses colaboradores quais são os melhores dias e horários para que seja feita essa ação. 

Invista em experiências

Hoje, investir na experiência que o seu profissional tem com a empresa é uma iniciativa que trará o sentimento de pertencimento por parte de sua equipe. Quando um grupo de pessoas bater as metas estipuladas, por exemplo, que tal oferecer folga para aquele que mais se destacou? 

Ou, ainda, ofereça um jantar especial para todas as pessoas que participaram efetivamente da busca por resultados positivos, permitindo, ainda, integração entre as pessoas — melhorando significativamente o clima organizacional

Tenha critérios bem definidos

Conforme abordado, seus profissionais sem vínculo trabalhista precisam ser desafiados para que tenham a oportunidade de contar com uma premiação para reconhecer os seus méritos. Sendo assim, estabeleça os critérios previamente, deixe-os claros para toda a equipe, apresente-os em uma reunião extraordinária e tire todas as dúvidas que venham a surgir. 

Isso contribui para que eles, de fato, corram atrás de seus objetivos, trazendo resultados mais expressivos para o negócio como um todo. 

Ofereça um cartão premiação 

Imagine só oferecer a oportunidade de seu colaborador sem vínculo trabalhista poder utilizar a premiação da forma que bem entender? O cartão premiação, além de ter um custo-benefício muito atrativo para a empresa, traz liberdade ao seu profissional, fazendo com que ele escolha, entre os mais de 180 mil estabelecimentos credenciados, a melhor alternativa para usufruir de seu ganho. 

Ele ainda tem a chance de sacar o prêmio em caixas 24 horas, trazendo a oportunidade de utilizar esse dinheiro em outros comércios ou, até mesmo, de economizar em prol de um objetivo futuro. 

A partir dessa solução simples e completa, você engajará seus profissionais e ainda oferecerá uma premiação que, de fato, agregue valor e seja útil ao seu dia a dia — afinal, de nada adianta oferecer reconhecimento se seus colaboradores não utilizarão aquilo que ganharam, concorda? 

Neste conteúdo, você pôde entender a importância de saber como premiar funcionário sem vínculo trabalhista, além de entender as principais alternativas para isso. Uma organização que se preocupa com o seu ambiente de trabalho e que esteja atenta a melhorias do clima organizacional só tende a ser destaque positivo no mercado, melhorando seus resultados como um todo.

Ficou interessado no cartão premiação? Entre em contato com a gente, converse com um de nossos profissionais e conheça outras vantagens de oferecer esse benefício.

Comentários