fbpx

Blog da

Carteira de benefícios

3 motivos para ampliar sua carteira de benefícios

Investir em benefícios para seus colaboradores, com o perdão do trocadilho, é um investimento que traz muitos benefícios para sua empresa. E isso aparece de diversas maneiras no dia a dia de trabalho da equipe. Contudo, gerir pessoas e manter a satisfação dos funcionários em alta é um desafio constante e que vai muito além do vale-refeição. Então separe um tempinho para conferir 3 bons motivos para seu RH ampliar a carteira de benefícios oferecidos aos colaboradores.

1) Motivação em dia

Para começar, nada melhor do que puxar o primeiro motivo pela raiz: o fator-chave para um time de sucesso é a motivação dos colaboradores. Como a própria palavra diz, é o que motiva a equipe a ir ao trabalho, dedicar energia e habilidades para enfrentar desafios – e se sentir realizada por isso! É o engajamento, a força motriz, o impulso na equipe.

Quando relacionamos a motivação aos benefícios oferecidos pela empresa, vemos uma ligação muito forte entre eles – um elo que fica claro desde o processo seletivo. Um estudo apontou que 58% dos profissionais*, quando participam de um processo de seleção e constatam que a empresa não oferece os benefícios que consideram importantes, negociam um salário melhor para a posição.

O que nos leva a um segundo ponto: quais são os benefícios importantes para os profissionais da sua empresa hoje? Estar atento ao que os colaboradores desejam de benefícios é o básico, mas estar disposto e preparado para atender essa demanda, ampliando sua carteira de benefícios, é ainda mais importante.

Portanto, evoluir a quantidade e a qualidade dos benefícios oferecidos é o primeiro passo para manter um estímulo constante à motivação da equipe. E aqui vale também inovar, criando novos benefícios, modernizando os antigos e testando novos formatos para diferentes setores da empresa.

2) Retenção de talentos

Como vimos, os benefícios são bons atrativos na hora de contratar um profissional, segundo a maioria dos candidatos. Mas e quando falamos em retenção? Para o gestor de Recursos Humanos, será que os benefícios auxiliam a reduzir a taxa de turnover na empresa?

Segundo o mesmo estudo*, cerca de 89% dos gestores de RH do mercado estão sim preocupados (49%) ou muito preocupados (40%) em implantar iniciativas e benefícios que fazem a equipe se sentir valorizada. A desmotivação do time (25%) e a busca dos colaboradores por mais qualidade de vida (40%) foram os principais motivos da preocupação com a retenção de funcionários.

Isso significa que muitos já estão tomando ações para ir além do vale-refeição, ou seja, além do básico. Por exemplo, agregar o vale-alimentação ou um programa de assistência à saúde à carteira de benefícios cria um poderoso diferencial para a retenção do funcionário. Primeiro, porque são benefícios que podem ser estendidos às famílias. Segundo, porque a preocupação da empresa com a saúde dos colaboradores se tornou uma razão competitiva para não mudar de trabalho.

Quer um exemplo prático disso? Segundo pesquisas no pós-pandemia**, cerca de 61% dos colaboradores dizem estarem dispostos a mudar de emprego só para ter acesso a um plano de saúde. Em outras palavras, se a empresa investe nessas melhorias em sua carteira de benefícios, o talento profissional tem menos chance de sair da equipe.

3) Uma boa carteira de benefícios impulsiona resultados

Este é o motivo que faz brilhar os olhos de qualquer diretor. Afinal, quando mantemos a equipe motivada, oferecendo os benefícios que são importantes para eles, abrimos espaço para um melhor desenvolvimento profissional dos talentos. É quase que automático: pessoas motivadas se integram melhor em equipe, produzem mais e com mais eficiência. Mas as vantagens não acabam por aí.

Com uma carteira de benefícios forte, os profissionais não pensam em abandonar sua empresa. Ou seja, a equipe adquire um relacionamento mais forte, entre si e com os gestores, produzindo resultados mais consistentes. Além disso, com o acúmulo de conhecimento em torno dos projetos e a redução na troca de profissionais, a cultura da empresa se torna mais sólida. Fato que se torna evidente para o mercado, tanto no desejo dos profissionais de trabalharem por lá quanto na vontade de outras empresas de se tornarem clientes da sua marca.

Conte com os benefícios da Up Brasil

Produtividade, motivação, integração, redução do turnover, melhores resultados… Olha só quanta coisa boa você pode levar para sua empresa, só com os upgrades na sua carteira de benefícios! E tem mais: a Up pode te ajudar a fazer isso com mais segurança, tranquilidade, economia e menos burocracia.

Fazemos parte do Grupo Up, a 3ª maior empresa de benefícios do mundo, com mais de 1 milhão de clientes em 19 países. Só no Brasil, são mais de 2 milhões de beneficiários e 180 mil estabelecimentos credenciados pelo país. Portanto, seja qual for a necessidade, porte ou segmento da sua empresa, conte com um portfólio completo, incluindo os benefícios mais desejados pelos colaboradores.

Acesse o nosso site ou solicite uma apresentação das soluções e benefícios Up com o nosso comercial.


Fontes:
*Guia Salarial Robert Half 2022 – Tendências em benefícios
**Benefícios Pré e Pós-Covid – 2ª edição (Robert Half 2022)


Outros artigos interessantes:

46 anos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)

O pós-pandemia e o trabalho remoto: como será daqui pra frente?

Comentários