A habilidade de gerir equipes e colaboradores é um dos skills mais importantes para o departamento pessoal ou de recursos humanos de uma empresa. E com as inúmeras mudanças que o mundo corporativo sofreu nos últimos anos, é comum se dizer que a gestão de pessoas se torna, cada vez mais, um grande desafio.
Porém, há alguns aliados que sempre estiveram presentes neste cenário, mas que muitos gestores ainda não tinham sequer notado o poder que eles têm: são os benefícios corporativos.
Quando a maioria das empresas ainda pensava de forma binária sobre eles – ou seja, ofereciam o básico VR+VT – a pandemia tratou de sacudir os modelos pré-prontos de trabalho, gerando novas e infinitas possibilidades. E cá pra nós, isso se tornou uma das maiores ferramentas para quem busca entender e gerir melhor seus colaboradores.
Com diversas variáveis surgindo, os benefícios corporativos também passariam por grandes mudanças. Alguns se tornaram maiores; outros, mais democráticos. Em outras palavras, as empresas tiveram que acompanhar a demanda por benefícios melhores, mais abrangentes e diferenciados.
Por exemplo, enquanto crescia a preocupação com a Covid-19, surgia a necessidade de oferecer benefícios voltados para o bem-estar do colaborador, como planos de saúde ou programas de assistência médica. Além disso, a preocupação com a síndrome do burnout elevou o número de casos de empresas que concediam auxílio-terapia.
Claro que, mesmo antes da pandemia, já existiam o auxílio home office, o gym pass e o plano odontológico. Porém, a transformação maior chegou quando todos começaram a olhar para a importância de todos esses benefícios. Aí não havia mais volta.
O leque abriu, os colaboradores perceberam e em pouco tempo, só se falava neles. Hoje, cerca de 58% dos profissionais* dizem que se a empresa não oferece os benefícios que consideram importantes, eles negociam um salário melhor. Isso mostra o quanto o jogo mudou.
Por consequência, o impacto dessa tendência na percepção do time – e das organizações – foi gigantesco. Enquanto 93% dos colaboradores* queriam escolher benefícios que faziam mais sentido dentro do novo contexto de trabalho, 82% das empresas* fizeram alguma mudança no pacote de benefícios por conta da pandemia.
Isso mexeu na satisfação e na produtividade das equipes? Certamente. E, por isso, chamou a atenção dos gestores de pessoas dentro das corporações. Mas os profissionais de RH, experientes que são, enxergaram no problema uma oportunidade: era a hora de dar aos benefícios a importância que mereciam!
Se os colaboradores ficaram mais exigentes com os benefícios, as empresas passaram a utilizá-los como ferramenta para a atração e retenção de talentos. Por exemplo, muitas das vagas novas já passaram a oferecer o modelo híbrido (presencial + remoto), uma tendência que se mostrou muito buscada no pós-pandemia.
Em outros casos, as companhias agregaram benefícios voltados para uma melhor segurança financeira, como a antecipação salarial ou o seguro de vida em grupo, estimulando a sensação de estabilidade e pertencimento ao time. Assim, o colaborador se sentia mais tranquilo e podia focar melhor em suas atividades. Da mesma forma, a preocupação com a alimentação (agregando um vale-alimentação) e o auxílio aos gastos do time com a operação em home office passaram a integrar o pacote de benefícios de muitas empresas.
Com isso, os gestores puderam impulsionar novamente a produtividade e a confiança de seus colaboradores. Ou seja, através de uma boa gestão de benefícios, é possível também estimular o desenvolvimento profissional, mantendo a equipe motivada e reduzindo o turn over. Afinal, quando as pessoas se sentem valorizadas, elas optam por continuar o bom relacionamento com a empresa.
Viu só o poder que os benefícios têm? A UP Brasil oferece um dos portfólios de benefícios mais completos do mercado. A gente sabe que gerir pessoas não é fácil, por isso, criamos soluções sob medida para sua empresa aumentar a satisfação dos colaboradores.
Vem falar com a gente! Aproveite a oportunidade e utilize os melhores benefícios corporativos como uma ferramenta para a sua gestão de pessoas.
Fontes citadas no artigo:
*Pesquisa Robert Half – Benefícios Corporativos 2022
Leia também:
Antecipação Salarial: como e por que oferecer aos colaboradores?
Conheça o Benefício Up com Seguro de Vida em grupo
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários