fbpx

Blog da

motivação organizacional

Como o clima organizacional influencia na motivação dos colaboradores?

O clima organizacional dentro de uma empresa está diretamente ligado à percepção individual de cada colaborador sobre o ambiente de trabalho — suas impressões, se ele se sente valorizado e bem tratado pelos gestores, como ele se relaciona com colegas de equipe, entre outros.

A motivação organizacional é de extrema importância e deve ser cuidadosamente analisada pelos líderes da empresa, uma vez que ela impacta, de maneira direta, a forma de trabalho do time de colaboradores, podendo interferir no aumento da produtividade e, consequentemente, nos lucros e nos resultados da instituição.

Você se interessou e deseja aprender mais sobre o clima organizacional e de que modo ele colabora para a motivação dos trabalhadores e para o aumento da produtividade? Este texto é para você! Continue a leitura e confira todos os detalhes sobre o tema!

O que é o clima organizacional?

Como já mencionado, o clima organizacional é uma análise subjetiva realizada por cada membro da equipe de colaboradores de uma organização, que relaciona a maneira como eles se sentem dentro da empresa. Eles podem se perceber como parte integrante, valorizada pelos líderes, ou como meros instrumentos de exploração e lucro ao empresário.

Esse clima leva em conta as relações com os líderes e com outros colaboradores, além de analisar se a empresa oferece incentivos que dão à equipe a confiança de que ela é parte fundamental para as atividades. Isso, além de reter talentos, também aumenta a produtividade e motiva o time a buscar resultados melhores.

Quais são as vantagens de se preocupar com essa questão?

A preocupação com o clima organizacional da empresa deve ser vista como uma prioridade, pois um ambiente de trabalho harmônico oferece condições para que as pessoas desenvolvam melhor as suas atividades e traz resultados mais satisfatórios à empresa. A seguir, veja alguns benefícios que quem empreende obtém quando se preocupa com esse aspecto.

Aumento da motivação dos colaboradores

O gestor de uma empresa é, antes de tudo, um líder de pessoas. A relação interpessoal é influenciadora direta sobre os ganhos da empresa. Por essa razão, uma equipe de colaboradores desmotivada e que convive em um ambiente “pesado” e desagradável tende a produzir menos — fato que colabora para o insucesso da companhia.

Por isso, proporcionar um clima organizacional favorável é dever do empresário. Agindo assim, ele motiva o seu time e atua em prol dos ganhos da empresa. Colaboradores motivados produzirão mais e melhor, não ficarão seduzidos por ofertas de outras empresas e trabalharão todos os dias com a certeza de que estão no lugar certo.

A fim de motivar a equipe, a empresa pode adotar ações, como:

  • tratar os colaboradores com total respeito e cordialidade;
  • ser flexível em pontos que não atrapalhem a produção;
  • prezar por manter boas relações entre os colegas de trabalho;
  • contratar uma empresa especializada para promover a gestão de benefícios aos trabalhadores.

Aperfeiçoamento das lideranças

Com o estudo sobre o clima organizacional da instituição, o gestor será capaz de conseguir informações e notícias sobre como estão o relacionamento e o desempenho das funções dos líderes em relação aos cooperadores.

Não há possibilidade de sucesso em uma empresa em que os líderes agem de maneira incorreta. Um líder deve ser exemplo de profissionalismo e direcionamento. Ele deve ser fonte de inspiração para a equipe e não uma pessoa descontrolada e desrespeitosa e que age por impulso.

Por isso, o time de trabalhadores fornecerá um feedback adequado sobre os dirigentes. O empresário pode usar a análise para aparar arestas, corrigir posturas e comportamentos e promover melhorias. Esse aspecto é essencial para aperfeiçoar a liderança e mostrar aos colaboradores que a empresa se preocupa muito com suas opiniões.

Manutenção de uma boa imagem da empresa no mercado

Uma instituição que se preocupa com o que pensa a sua equipe de trabalhadores e que tem atitudes voltadas à melhora do ambiente organizacional será muito bem-vista no mercado. Isso ajudará a atrair talentos de outras empresas, outros fornecedores e até clientes.

Desse modo, os gestores ganham boas indicações dos trabalhadores, que passam a ter uma visão positiva sobre quem controla a empresa.

Esse fator demonstra uma maturidade de administrar muito grande. Uma empresa deve ser um ambiente de cooperação mútua onde todos trabalham pelos mesmos resultados — isso é benéfico para o coletivo, e não apenas para quem está no controle. Pensando desse modo, os resultados são, naturalmente, potencializados.

Melhoria contínua no ambiente de trabalho

O clima organizacional é um ponto vital para um ambiente de trabalho agradável e de sucesso. Quando o gestor se preocupa em entender a forma como ele está influenciando a empresa, torna-se capaz de promover a sua melhoria contínua.

Poderão ser identificadas falhas para serem prontamente corrigidas e os acertos poderão ser elogiados. Isso elevará o patamar da instituição no mercado e os quadros empresariais verificarão um ambiente de cooperação e ajuda mútua, em que todos os integrantes visam aos mesmos resultados.

Como o clima organizacional aumenta os resultados e influencia a motivação dos colaboradores?

É impossível uma empresa em que há desavenças e conflitos internos prosperar da maneira esperada. Um ambiente de harmonia e cooperação, por sua vez, motiva os colaboradores, recebendo ajuda deles para aumentar a produtividade e potencializar os resultados da organização.

Um clima organizacional favorável é uma estratégia muito efetiva e inteligente para aumentar os ganhos da instituição. O gestor interfere diretamente nos instrumentos de aumento da produtividade, que são os colaboradores e a motivação e a confiança a eles transmitida, e eleva os lucros a patamares excelentes.

O colaborador que chega à empresa diariamente, quando lida com um ambiente leve e de assistência mútua, se sente como parte do processo de produção. Esse fator é otimizado quando ele percebe que tal ambiente foi construído com o auxílio dos gestores da empresa, que adequaram comportamentos, promoveram incentivos e adotaram práticas que visam à felicidade dos trabalhadores.

Portanto, é fundamental investir em medidas para melhorar o clima organizacional da instituição. Considere seriamente aperfeiçoar o comportamento de seus líderes, não permitir desavenças e promover incentivos. A contratação de uma empresa especializada na gestão de benefícios aos colaboradores também é essencial nesse aspecto.

Ao adotar medidas que visam a melhorar o clima organizacional, é possível perceber que o ambiente de trabalho, a produtividade e os resultados da empresa são potencializados a níveis de excelência.

O que é a motivação organizacional e como mensurá-la?

A motivação no trabalho é a reunião de comportamentos que impulsionam as atitudes de um colaborador, ou seja, o conceito está associado à vontade, à disposição e ao comprometimento com o trabalho. Por isso, quanto mais motivado o colaborador se encontra, melhores devem ser a sua produtividade e o seu desempenho.

Já a motivação organizacional tem relação com as atitudes que a companhia precisa adotar para manter os seus colaboradores motivados e engajados na procura por bons rendimentos. Afinal, um profissional desmotivado produz menos e ainda pode influenciar o restante da equipe.

A motivação envolve fatores diferentes para cada indivíduo e, por isso, ela deve ser flexível a fim de atingir a todos os colaboradores e fazer com que eles se sintam valorizados. Toda empresa é capaz de encontrar meios de promover a motivação levando em conta aspectos sociais, profissionais e pessoais.

Não há uma regra para mensurar a motivação organizacional, mas equipes desmotivadas costumam apresentar certos comportamentos, como:

  • indisposição para a execução do trabalho;
  • rendimento abaixo do esperado;
  • negatividade e críticas em excesso;
  • falta de proatividade; entre outros.

Além disso, também é relevante estabelecer metas objetivas e que seguem um critério específico, pois, dessa maneira, é possível observar a produtividade de cada equipe a fim de analisar se os profissionais estão motivados.

Como a motivação organizacional se aplica no cotidiano da companhia?

Como vimos, um time motivado é um dos principais fatores que fazem uma empresa crescer. Por isso, é muito importante manter a sua equipe motivada e satisfeita. Mas você deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo? Para ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, quais são as práticas que costumam manter os colaboradores felizes e melhorar a motivação organizacional!

Boa comunicação

Apesar de parecer algo clichê, a comunicação no ambiente de trabalho tem extrema importância. É fundamental que os colaboradores tenham liberdade para expressarem as suas opiniões acerca da companhia e para fazerem questionamentos.

Ao exercitarem o poder de fala, a tendência é de que os colaboradores se sintam valorizados, o que ainda desenvolve soft skills, como liderança, oratória e atitude. Além disso, ouvir outras pessoas também costuma ajudar a companhia que, por sua vez, passa a receber opiniões sobre um cenário mais amplo, pois vai além apenas da visão dos gestores — o que faz com que mudanças positivas para todos possam ser realizadas.

Benefícios

Um dos principais pontos para o aumento da motivação organizacional é, sem dúvidas, a criação de uma política de benefícios, pois todos os colaboradores trabalham em prol de uma remuneração.

Uma boa estratégia é elaborar um plano de carreira e de bonificação que leve em consideração a dedicação e o bom desempenho dos colaboradores. Com isso, os mais motivados e esforçados são recompensados pelos seus esforços.

Contudo, lembre-se de criar metas realistas para a concessão de benefícios, pois sobrecarregar as equipes costuma apresentar o efeito contrário ao planejado, ou seja, resultados abaixo do esperado e profissionais insatisfeitos.

Qualificação da equipe

Ter colaboradores qualificados apresenta diferentes benefícios. Por isso, treinar as equipes é fundamental, afinal, além de beneficiarem a empresa como pessoas mais capacitadas, os colaboradores também se sentem mais valorizados em razão do treinamento e, como consequência, se esforçam ainda mais.

Além disso, as vantagens de um treinamento não se limitam apenas à motivação das equipes. Essa medida é importante, também, para diminuir a rotatividade de colaboradores da empresa — o que ainda poupa gastos com novos recrutamentos.

Agora que você conhece a importância da motivação organizacional e sabe que isso é fundamental para o sucesso da companhia, lembre-se de investir nesse quesito para reter talentos e melhorar os resultados de sua empresa!

Se você gostou das dicas de motivação organizacional que apresentamos neste post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem o tema!

Comentários