fbpx

Blog da

5 dicas para definir um planejamento de recrutamento eficiente

O recrutamento é um meio de prospectar candidatos com características que possam vir a complementar e contribuir para a atividade de uma empresa. Faz parte de um processo estruturado de captação, seleção e admissão de novos colaboradores.

Existem diferentes formas de recrutar talentos, mas é importante que alguns aspectos sejam observados em todos os casos. Nesse sentido, abordaremos o planejamento de recrutamento eficiente e as etapas essenciais que podem garantir o engajamento dos candidatos potenciais. Vamos conferir?

​1. Melhore a capacidade de atração

A capacidade de atração de uma empresa diz respeito ao poder que ela tem em despertar o interesse dos bons candidatos. Essa característica é construída a partir de uma série de fatores que a companhia pode apresentar ao longo da sua atuação, como:

  • a identidade e a reputação da empresa;
  • a imagem que seu quadro de colaboradores transmite;
  • a visibilidade que ela tem no mercado;
  • as oportunidades de crescimento que ela proporciona;
  • os valores pelos quais ela preza.

A ideia é de que, uma companhia que consegue se apresentar de forma promissora, vende a sua própria imagem. Dessa forma, é esperado que os melhores talentos procurem as melhores empresas, facilitando a captação de novos colaboradores.

2. Defina metas claras

Como a capacidade de atração de talentos é uma etapa preparatória para o recrutamento, a primeira fase, propriamente dita, é a da definição de metas claras e objetivas. Isto é, a descrição do cargo e dos requisitos desejados para o seu preenchimento.

Basicamente, existem 3 categorias de requisitos que podem ser solicitados:

  • pessoais: geralmente estão relacionados a forma como a pessoa se comporta e às experiências que ela apresenta em relação ao cargo;
  • técnicos: são os conhecimentos característicos da atividade que será desempenhada;
  • emocionais: abrangem a inteligência emocional, ética e maturidade do candidato.

​Em geral, é preciso ter clareza sobre esses requisitos para atingir o sucesso do recrutamento. Além disso, é importante estar ciente de quais são aqueles que podem ser facilmente desenvolvidos e os que não. Por exemplo, é mais fácil ensinar uma nova atividade a alguém do que um novo comportamento ou conduta.

3. Escolha os canais de comunicação

Outro ponto relevante no planejamento de recrutamento é a seleção dos canais de comunicação que garantirão o alcance dos candidatos. Não basta anunciar uma oportunidade em todos os outdoors se o seu público são os profissionais de TI, por exemplo. Seria muito mais eficiente anunciar na internet.

Para escolher o melhor canal de comunicação, é preciso conhecer o seu público-alvo e também os canais disponíveis. Alguns deles são:

  • ​redes sociais;
  • jornais impressos;
  • revistas especializadas;
  • plataformas de recrutamento e seleção.

De certa forma, escolher os canais certos de comunicação facilita bastante o processo de triagem, pois reúne um grupo de candidatos com um comportamento comum de consumo de conteúdo.

4. Faça uma triagem

A triagem é a etapa que antecede a seleção de candidatos e serve para escolher, entre todos as pessoas disponíveis, aquelas que mais se aproximam do perfil profissional que a empresa busca.

De modo geral, serve para manter na etapa de seleção somente aqueles que correspondem aos requisitos solicitados e que tenham o mínimo de qualificações para ocupar o cargo disponível. Isso é feito por meio de 2 métodos básicos:

  • o questionário preliminar: que serve para coletar informações fundamentais do candidato;
  • a entrevista de triagem: geralmente superficial, mas que permite verificar suas qualificações mínimas.

5. Crie um banco de talentos

Planejar um banco de dados para a empresa permite que tanto os custos quanto os esforços de recrutamento e seleção sejam poupados. Isso acontece porque, dentro de um planejamento de recrutamento, há a consciência de que nem todos os candidatos serão aprovados.

Isso não significa que exista apenas um candidato ideal e que os demais não sejam bons o suficiente, apenas que, para aquela oportunidade específica, determinado profissional se destacou mais.

O banco de talentos serve para reforçar o interesse da empresa em manter contato com os outros candidatos e mantê-los à disposição para quando uma nova oportunidade surgir.

Agora que você já sabe como efetuar um planejamento de recrutamento eficiente, que tal nos seguir no Facebook, Twitter e LinkedIn e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?

Comentários