A maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa. Então, o que poderia ser mais justo do que zelar pela sua qualidade de vida durante esse longo período que passam longe de seus lares?
Isso não traz benefícios apenas para o bem-estar individual dos colaboradores. Incentivar a alimentação saudável, assim como outros hábitos benéficos, pode alavancar seu negócio. Quer entender a relação uma coisa e outra? Acompanhe o post!
Sabe-se que os alimentos não possuem a função apenas de saciar a fome. Uma alimentação correta consegue prover os nutrientes necessários para estimular o raciocínio e gerar a energia indispensável para que o corpo cumpra suas funções diárias. Dessa forma, incentivar os colaboradores a adotarem uma alimentação saudável, assim como ter uma rotina disciplinada de exercícios físicos, lazer e sono, beneficia diretamente a empresa, que poderá contar com uma equipe mais produtiva, eficiente — e feliz!
Um colaborador que se alimenta mal fica muito mais suscetível a doenças, como gripes, resfriados, anemias, obesidade, hipertensão e até diabetes. Estas doenças em geral exigem afastamento, até que ele se recupere e esteja novamente apto a trabalhar.
Assim, incentivar para que os membros da equipe se alimentem melhor é também um investimento na prevenção do absenteísmo e de todas as consequências negativas que ele acarreta a um negócio.
São muitos os colaboradores que ainda criam um tipo de vínculo estritamente profissional com a empresa, que se baseia apenas em troca de força de trabalho por remuneração. No entanto, quando os colaboradores percebem que os gestores de fato se importam com eles, manifestando preocupação com aspectos subjetivos de seu capital humano (como a alimentação e a qualidade de vida como um todo) e investindo em ações para melhorá-las, isso naturalmente terá um impacto enorme a motivação com que trabalham.
É possível, assim, criar uma relação de pertencimento com a empresa e se sentirem partes fundamentais do processo, e não apenas meios de operacionalização de funções.
É natural que as empresas encontrem dificuldades em monitorar a alimentação dos colaboradores, principalmente em função de uma rotina corrida. Mas você acabou de ver por que é tão importante para uma empresa investir nesse aspecto e todo o retorno satisfatório que ele pode proporcionar. A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ser adotadas para te auxiliar nessa tarefa:
Lembre-se de que a empresa que conta com colaboradores saudáveis e motivados tem muito mais chances de alcançar o auge de sua produtividade com uma margem mínima de erros nos processos. A alimentação saudável entre os colaboradores faz parte de uma política de gestão humanizada, mas é também um investimento no próprio negócio.
Quer continuar a entender a importância de se investir na qualidade de vida da sua equipe? Descubra como os cartões de benefícios são diferenciais para as empresas!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários