fbpx

Blog da

Tecnologias nas formas de pagamentos: entenda mais sobre o QR code!

Sem o uso de tecnologias nas formas de pagamento, a retenção de clientes tende a ser menor. O consumidor da atualidade está em busca de perder o menor tempo possível na hora de fazer compras, sendo que a empresa que oferecer uma melhor experiência terá maiores chances de fidelizá-lo.

Várias tendências surgiram nos meios de pagamento, proporcionando benefícios às empresas e ao público. Ao longo do texto falaremos sobre as principais delas, principalmente sobre à tecnologia QR Code.

Para ficar por dentro do tema e entender como essas soluções impactam as vendas de um negócio, continue a leitura até o final!

Quais são as principais tecnologias nas formas de pagamentos?

Existem várias soluções voltadas para meios de pagamento. Falaremos a seguir sobre três das principais: biometria, Pix e carteira digital. Acompanhe!

Biometria

Uma das principais formas de realizar pagamentos por biometria é pela impressão digital. No entanto, o reconhecimento facial também pode ser usado, bem como a voz. Vale ressaltar que essa solução ainda não foi implementada em larga escala no mercado, sendo usada, por exemplo, pelas operadoras de cartão de crédito.

Pix

Solução desenvolvida pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma solução muito mais rápida em comparação às modalidades TED e DOC de transferência bancária. Além disso, as partes envolvidas podem realizar pagamentos em qualquer dia e horário, mesmo em feriados.

Carteira digital

Você já ouviu falar no PicPay, PayPal e Mercado Pago? Pois bem, essas são apenas três das muitas soluções de carteira digital. No segmento de e-commerce, por exemplo, essa tendência está se popularizando rapidamente, agilizando o processo de venda, o que proporciona maiores lucros ao lojista e satisfação do consumidor.

Como funciona o QR Code?

As tendências citadas, embora conhecidas, talvez não sejam tão populares como o QR Code. Trata-se de um código de barras bidimensional capaz de armazenar diversas informações e permitir pagamentos.

Funciona da seguinte forma: o código é emitido pela maquininha do cartão, bastando o consumidor acessar os dados do QR Code apontando para ele a câmera do celular. Um dos pontos que reforça a segurança da operação é a unicidade desse código bidimensional, evitando, por exemplo, pagamentos duplicados.

Quais os diferenciais do QR Code?

Agilidade e segurança são os principais diferenciais do QR Code. Empresas que adotam esse meio de pagamento tendem a atrair e reter mais clientes, visto que o processo é simplificado e altamente seguro. Mesmo pessoas com pouco domínio de tecnologia ou desconfiadas em realizar transações online podem enxergar no QR Code uma excelente solução.

Quais as facilidades de usar essas formas de pagamento?

Formas de pagamento convencionais são custosas muitas das vezes e nem sempre são seguras. Tanto o consumidor da atualidade quanto empresas desejam que essa operação seja a mais ágil e livre de fraudes possível. Dito isso, as principais facilidades e benefícios das novas tecnologias em formas de pagamento são:

  • simplicidade;
  • melhor experiência do cliente;
  • menores taxas;
  • redução ou eliminação de filas em estabelecimentos.

As tecnologias nas formas de pagamento são de grande importância na retenção e satisfação de clientes. Além disso, como vimos no texto, elas oferecem praticidade e segurança nas operações, sendo também soluções alinhadas com a transformação digital das empresas.

Gostou do artigo? Continue no blog da Up e confira este outro conteúdo feito para você sobre a importância da gestão e inovação no contexto empresarial!

Comentários