Apesar de parecer simples, promover um funcionário é uma decisão muito complexa dentro de uma empresa. As dificuldades têm diversos motivos: alguns funcionários ficarão com inveja, uma equipe terá de se adaptar a um novo estilo de liderança, expectativas dentro da empresa serão cobradas, além do risco de o colaborador não executar adequadamente as novas funções.
Portanto, é necessário refletir bastante a respeito da escolha. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 dicas de como saber qual é a hora certa de promover um funcionário. Confira:
Crie um checklist básico enumerando os critérios que você está procurando em um candidato altamente qualificado. Por exemplo, sua lista pode incluir:
Corresponde às expectativas de atendimento ao cliente;
Consistentemente atende as metas de vendas;
Trabalha bem com os colegas de equipe;
Demonstra a capacidade de liderança e aprende rápido.
Com esse checklist em mãos, faça uma lista em uma planilha com todos os seus membros da sua equipe na primeira coluna. No cabeçalho das colunas, coloque uma palavra-chave para cada dos itens anteriores e faça uma marcação para cada característica que o empregado apresentar.
Analise o desempenho do colaborador que você pretende promover. Promova apenas colaboradores cujo trabalho tenha um alto nível e seja consistente. Não olhe para o desempenho de um empregado para o mês mais recente, mas sim durante todo o ciclo anterior!
Você deverá também avaliar o desempenho de um profissional com base em resultados visíveis, e não em percepções subjetivas. Por exemplo, a eficácia em uma venda deve ser vista pelo número de produtos ou serviços que o funcionário vende, não pela maneira como ele fala ou tenta vender produtos aos clientes. Você consegue medir objetivamente as vendas totais, mas não a maneira como cada colaborador fala!
Considere as habilidades que o empregado já tem e quais serão exigidas pela nova posição. Pergunte a si mesmo se o colaborador as demonstra em sua posição atual. Se ele não o faz agora, não é provável que ele vá demonstrá-las em sua nova posição.
Avalie como o empregado adere à política da empresa. Promover um funcionário que desrespeita as regras estabelecidas pela empresa mostra ao resto da equipe que não é preciso entender a cultura da companhia nem seguir suas políticas para crescer lá dentro.
Avalie a capacidade do funcionário para superar desafios e assumir novas tarefas. Determine se o empregado assume novas funções e responsabilidades com motivação voltada para o sucesso ou com falta de interesse, fazendo estritamente o que foi dito.
Novas posições consistem em novos desafios; se o colaborador não lida bem com mudanças ou situações difíceis, não superestime as outras habilidades para promovê-lo.
Considere a experiência do colaborador. Antes de ser promovido para uma nova posição, os profissionais devem ter uma riqueza de experiência em sua posição atual. Isso porque ela ajuda os funcionários a lidarem melhor com situações desconhecidas e os auxilia na transição para novas posições.
Caso você leve tudo isso em consideração e conclua que não é hora de promover um funcionário, fale com os candidatos rejeitados sobre a sua avaliação. Ajude-os a se tornarem mais aptos para futuras promoções, explicando o que está faltando e como eles podem fortalecer seus pontos fracos. Não amenize a avaliação, mas não destrua o candidato com críticas pesadas!
Viu como promover um funcionário pode ser bem complicado? A promoção não deve ser simplesmente a recompensa de um bom profissional, mas sim se encaixar no desenvolvimento estratégico de sua empresa.
Tem tido boas experiências ao promover um funcionário? Tem alguma dica para acrescentar à nossa lista? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários