Reter talentos se tornou uma das questões centrais para as empresas. Hoje em dia, os empregadores lidam com uma rotatividade bastante alta de profissionais. Em um mercado extremamente competitivo onde as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente, empresas que são capazes de atrair e reter talentos saem na frente das demais. Lembrando que a alta rotatividade de funcionários é extremamente onerosa para a empresa. E para te ajudar a ter excelentes motivos para que seu funcionário permaneça com você, selecionamos 5 dicas incríveis que irão te ajudar a ter uma equipe estável e talentosa, trabalhando sempre em prol da empresa. Confira:
Parece óbvio, mas diversas empresas se esquecem do quão importante é valorizar os seus talentos. E quando dizemos “valorizar talentos”, isso significa, claro, pagar bem a sua equipe, mas dar valor vai muito além disso. Dentre os principais fatores que desmotivam bons profissionais, podemos citar: não conseguirem implementar planos e projetos pessoais na empresa; não terem oportunidades de crescimento e de melhoria das suas habilidades; e não conseguirem visualizar na companhia um caminho para melhoria de vida.
Para que isso não ocorra, é preciso dar espaço para que bons projetos pessoais que tragam ganhos à empresa possam ser implementados, investir nos talentos para que eles não se sintam “empacados”, e pensar em planos de carreira e sistemas de promoções que melhorem a qualidade de vida dos melhores profissionais da sua organização. Lembre-se: essas práticas não devem ser atitudes eventuais, mas sim uma política da companhia.
A maior parte dos trabalhadores passa cerca de 8 horas por dia no trabalho. Isso significa um terço de todo o dia! Todo esse tempo praticamente transforma o escritório em uma segunda casa, e os colegas de trabalho em uma segunda família. Por essa razão, é fundamental que as empresas se esforcem para que esse ambiente seja o melhor possível e que as relações no trabalho ocorram da melhor forma.
A nossa dica é planejar e implementar um design de espaços que crie um ambiente organizado, produtivo e limpo, mas também inspirador, estimulante e aconchegante para a sua equipe. Há diversas empresas que investem em salas de lazer ou salas de descompressão, nas quais os empregados podem descansar, trocar ideias em um ambiente mais informal, ler e até se divertir em jogos. Um bom ambiente organizacional, além de tornar a rotina mais produtiva, ameniza o estresse do cotidiano de trabalho — o que pode ajudar a motivar sua equipe e reter talentos.
Profissionais talentosos não necessariamente são encontrados prontos no mercado — muitos podem se formar dentro das próprias empresas. Investir em um plano de educação corporativa consistente, com treinamentos de qualidade, pode ser uma excelente forma de desenvolver talentos dentro da sua própria equipe e também de evitar que talentos em ascensão se sintam desmotivados e procurem formas de crescer em outras organizações.
Elabore um planejamento sólido de cursos e treinamentos internos, e pense também em parcerias com instituições educacionais relacionadas ao seu setor de negócios. É possível estabelecer diversas parcerias a custos bastante reduzidos e que podem agregar valor para o conhecimento da sua equipe.
Atualmente, horário flexível deixou de ser visto com maus olhos e já é uma realidade em diversas empresas. Com a evolução dos meios de comunicação e computação, tarefas que antes precisariam ser realizadas no escritório, podem perfeitamente serem realizadas remotamente. Trabalhar de casa nunca foi tão fácil — e tão vantajoso, especialmente se você considerar as dificuldades de locomoção nas grandes cidades brasileiras. Com isso, muitos profissionais valorizam organizações que não possuem uma grade de trabalho rígida e que permitem que seus funcionários trabalhem à distância.
Isso não significa que você deva abolir o horário e a presença de todos os seus empregados. Avalie com cuidado quais setores podem ter mais flexibilidade — e em quais momentos é estratégico para a empresa que isso ocorra. Você provavelmente irá descobrir que em determinadas situações, um pouco de flexibilidade não irá comprometer o trabalho, e pode, inclusive, impulsionar a produtividade e motivar os profissionais.
Enquanto as tarefas cotidianas podem parecer sem sentido e até monótonas, causas podem ser bastante motivadoras. A nossa dica é, sempre que for estratégico, tentar envolver os funcionários em uma causa, como um projeto que será transformador para a empresa, para a sociedade ou para a própria realidade de trabalho na empresa.
Os funcionários provavelmente se sentirão mais motivados se tiverem alguma perspetiva em suas carreiras e sentimento de que se dedicam para algo significativo, para algo além de apenas vender um produto ou gerar lucro. E funcionários motivados, provavelmente, estarão mais dispostos a permanecerem na sua organização e a se engajarem em projetos futuros. Agora queremos saber como essa motivação é feita em sua empresa! Conte pra nós através dos comentários como você reteve o maior talento de sua empresa. Compartilhe sua experiência conosco!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários