Anualmente, várias publicações fazem rankings com as melhores empresas para trabalhar. Não é à toa também que essas organizações costumam aparecer nos noticiários devido aos seus resultados surpreendentes e processos seletivos bastante concorridos. Aliás, muitas delas têm em comum a alta performance, que direciona melhor os profissionais que ali atuam.
Mas o que elas têm em comum e que atrai tantos candidatos? É o que você descobrirá no artigo de hoje. Nele, mostraremos algumas das práticas mais comuns entre essas empresas e que são um chamariz para novos talentos e para a retenção daqueles que já atuam internamente. Confira!
Uma das características mais comuns entre as empresas que atraem os melhores profissionais do mercado é justamente a oportunidade de crescimento que elas oferecem. Ou seja, essas organizações têm planos de carreira bem-definidos e muitas delas ainda investem em algo muito procurado pelos jovens: ascensão mais rápida.
É o que acontece nos programas de trainee de grande parte dessas corporações. Um bom exemplo é a Ambev, que chega a ter mais de quatro mil candidatos por vaga de trainee. Além do alto salário já no início de carreira, a empresa oferece treinamentos, que podem levar o novo profissional rapidamente a cargos de gestão.
Por isso, uma empresa que deseja ter esses mesmos resultados em seu recrutamento precisa primeiramente entender qual é o perfil que ela tem atraído e como ele está alinhado com as suas expectativas. Ou seja, entender quais são os anseios daqueles talentos que ela deseja reter. Na Ambev, uma das fases de seleção é o fit cultural, que ajuda a encontrar candidatos alinhados à cultura da organização.
A insatisfação de não conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional pode elevar a taxa de turnover de uma empresa. Aliás, toda organização que se preocupa em manter a sustentabilidade em longo prazo e ser reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar precisa se preocupar em valorizar não só as qualidades técnicas de um profissional, mas também a sua vida fora da companhia.
O Facebook é um exemplo nesse quesito. Não é por acaso que as suas vagas são disputadíssimas e só os melhores profissionais são contratados. A empresa tem uma cultura bastante voltada às questões pessoais. Nela, a licença parental remunerada aumentou para quatro meses.
A iniciativa tomou ainda mais força depois que a chefe operacional da empresa, Sheryl Sandberg, declarou: “os novos pais, incluindo também os homens, devem ser capazes de criar elos com seus novos filhos desde os primeiros dias de sua existência”. Vale ressaltar que a política abrange todos os escritórios da companhia, além de estender a licença para filhos adotados e também casais do mesmo sexo.
Um grande atrativo das melhores empresas para trabalhar é que elas sabem os profissionais que têm e, por isso, os valoriza para mantê-los criativos, engajados e produtivos. O segredo da Apple é esse: valorização das pessoas que ali atuam.
A gigante da tecnologia além de investir no aprendizado dos seus colaboradores, preza pela experiência, o que de certa forma contribui para o compartilhamento de informações. Outro aspecto importante é o trabalho em equipe, que é bastante valorizado, fazendo com que a troca de conhecimentos flua mesmo entre profissionais de hierarquias distintas.
No entanto, um ponto que merece destaque é justamente o treinamento completo e integrador oferecido pela companhia aos novos contratados. Isso evita dúvidas e permite que o colaborador atinja o seu máximo potencial ainda no início de sua atuação.
Como você pôde ver até aqui, todos os fatores que explicamos dependem de um RH estratégico e bem-estruturado. No entanto, mais do que isso, a empresa precisa saber ouvir os seus colaboradores, empenhar-se em conhecê-los e focar em uma gestão voltada para essas pessoas.
É isso o que faz a Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil. A empresa tem um setor responsável por difundir as melhores práticas e valores para os novos colaboradores. Ela é referência em programas de qualidade de vida, capacitação e evolução pessoal. Tanto é que o departamento de RH da companhia também é visto como um exemplo no país.
A diretoria de RH ainda disponibiliza um recurso chamado disque denúncia, que permite ao colaborador ligar diretamente para ela ao detectar casos de abuso de poder ou destrato aos clientes.
A correria do dia a dia, o trânsito cada vez mais intenso nas grandes cidades e os altos níveis de estresse e de ansiedade, fazem com que as empresas tenham que repensar o modo de trabalho dos seus colaboradores. Afinal, eles precisam ter o máximo de aproveitamento da sua capacidade mental para executar bem as suas tarefas.
Um dos aspectos comuns às empresas em que os profissionais sonham em atuar é a flexibilidade oferecida. Esse ponto pode ter várias vertentes, entre elas o home office e a possibilidade de horários diferenciados se destacam. A Coca-Cola não é só famosa por seu produto e suas campanhas, ela é admirada também pela flexibilidade ofertada aos seus colaboradores.
Isso ajuda no equilíbrio da vida pessoal e profissional, incentivando cada trabalhador a fazer a sua própria agenda — o que é bastante positivo, se formos analisar a questão do ponto de vista da produtividade. Claro que tudo precisa ser comedido, portanto, o alinhamento e o compromisso da equipe precisa ser algo forte na cultura empresarial, tal como no exemplo da Coca-Cola.
Os bônus atraem bastante os profissionais, assim como os outros fatores apresentados no artigo. Um dos diferenciais das empresas que estão no ranking de melhores lugares para se trabalhar está no pacote de benefícios oferecido. Elas não dão benefícios aleatórios, todos têm uma razão para estarem ali e são alinhados ao trabalho desenvolvido pelos colaboradores.
A Samsung, por exemplo, traz esse diferencial para dentro do SIDIA (Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia), com bônus para aqueles colaboradores que apresentarem os melhores resultados nas suas atividades diárias.
Outro diferencial está na premiação de iniciativas e projetos que promovam a redução de gastos, são inovadores e ajudam na melhoria dos processos. Os profissionais são indicados pelos seus superiores e em uma cerimônia recebem os prêmios.
As atuais gerações de profissionais têm buscado algo muito importante nas empresas em que desejam atuar: compromisso social e ambiental, além de ética. A falta desse traquejo por parte da organização mostra o despreparo para trabalhar também com as questões humanas.
As empresas que se sobressaem como melhores empregadoras, geralmente têm políticas claras sobre o assunto. Esse é o caso da Natura, organização brasileira que se destaca no ramo de cosméticos. Ela foi considerada referência e premiada pela ONU por sua gestão ecológica e focada no ambiente com uma produção sustentável.
Além de procedimentos que usam produtos naturais, a empresa se preocupa com o desenvolvimento da educação. Tanto é que mantém um instituto com iniciativas que incentivam a prática à docência instrumentalizada, oferecendo qualificação e kits educacionais para professores. É esse apoio ao social que a destaca em meio a tantas companhias do ramo.
A configuração do ambiente de trabalho é responsável diretamente pela produtividade, criatividade e bem-estar dos profissionais que ali atuam. É por isso que mais um ponto em comum entre as melhores empresas para trabalhar diz respeito aos ambientes colaborativos e, muitas vezes, pensados estrategicamente para desenvolver o pessoal interno.
Aqui, podemos destacar o Google, que conta com um dos espaços mais cobiçados por jovens profissionais. A arquitetura do local já chama a atenção de quem entra na sede da companhia. Todo o ambiente é descontraído, com uma arquitetura inovadora e móveis ergonômicos, além de locais para refeições e, até mesmo, lazer. Neste último tópico, vale destacar que as startups têm se inspirado para trazer isso para as suas realidades.
Mas não é só isso. A experiência de um profissional que atua no Google vai além. A empresa oferece bem-estar como benefício. Como? Disponibilizando espaços em que os colaboradores podem fazer refeições saudáveis ofertadas pela própria organização. Ademais, os indivíduos que se destacam acumulam créditos de massagem, uma maneira de mantê-los relaxados a fim de realizarem as suas obrigações.
Além dos tópicos apresentados, devemos destacar que as empresas que são referência de marca empregadora contam com um planejamento altamente voltado à estratégia. Ou seja, elas não delimitam metas sem antes saber exatamente quais são as suas necessidades por meio do uso da inteligência de dados.
Elas também têm modelos de gestão modernos, deixando as práticas engessadas para trás. Afinal, o mais importante é o capital humano, visto que ele é o responsável por todo o sucesso de uma organização. Por fim, essas companhias ainda promovem a autonomia, tendo a consciência de que os processos não devem estar restritos a poucos profissionais, mas sim a todos.
Enfim, independentemente do tamanho da sua empresa, essas práticas podem partir de mudanças simples. Não é preciso fazer altos investimentos financeiros, o primeiro passo é pensar de maneira estratégica e sempre estar atento às necessidades dos colaboradores.
E então, gostou do nosso artigo sobre as melhores empresas para trabalhar? Que tal nos seguir nas redes sociais? Assim, você continua acompanhando conteúdos como este. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários