A motivação para colaboradores no ambiente de trabalho funciona como uma forma de encorajamento para que eles tenham a autoestima melhorada, sentindo-se mais confiantes e aumentando a produtividade. As ações motivacionais inspiram os profissionais a mudar tanto o pensamento quanto o comportamento. Para eles, isso pode ser associado ao objetivo de aprimorar o desempenho no trabalho.
Acreditou-se, durante um tempo, que determinadas vantagens oferecidas pelas empresas, como mesa de sinuca ou sorvete à vontade, eram suficientes para motivar os colaboradores. Por mais que esses recursos seduzam alguns profissionais, eles não garantem a estabilidade deles na companhia. Por isso, voltamos ao ponto em que eles gostariam do reconhecimento por suas habilidades e competências.
Você deseja aumentar a autoestima, a motivação e a produtividade dos seus colaboradores? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como reter talentos.
Ninguém gosta de ficar em um espaço sombrio, com a temperatura desregulada e em um mobiliário desconfortável. A maioria dos profissionais passa mais tempo dentro do ambiente de trabalho do que em casa. Por esse motivo, ter um espaço agradável, bem-iluminado, funcional e, às vezes, divertido, torna a rotina mais leve e propícia para a produtividade e o bem-estar.
Garanta que o espaço físico esteja bem-conservado e estimule os seus colaboradores a mantê-lo desse modo. Ofereça também os equipamentos que são compatíveis com as funções desempenhadas. Se eles necessitam, por exemplo, de alta velocidade no processamento de dados, atualize os computadores. Manter tudo funcionando, limpo e organizado ajuda a criar o clima que estimula a boa realização do trabalho.
Parece óbvio, mas não é. A má gestão ainda figura entre as principais causas que levam os colaboradores a pedir demissão. Portanto, habilidades como respeito, honestidade, apoio e comunicação clara são alicerces para manter a autoestima, a motivação e a produtividade dos profissionais. Ainda assim, há muito o que pode ser feito para que você seja um líder capaz de inspirar e motivar pessoas.
Sempre que for possível, enriqueça o seu conhecimento sobre a gestão de pessoas. Leia livros, artigos, pesquisas e outros materiais que abordam o assunto. Os resultados da sua empresa estão diretamente ligados ao potencial da sua equipe, portanto, esforce-se para motivá-la. Como líder, se você não inspira e motiva, dificilmente verá os seus colaboradores trabalhando felizes e produtivos.
No ambiente de trabalho, a retenção de talentos é um desafio enfrentado constantemente pela liderança. Os colaboradores permanecerão trabalhando com você se tiverem bons motivos para tal. Isso significa que, se você quiser manter os seus melhores talentos motivados e produtivos dentro da sua empresa, este é o momento ideal para pensar na criação de um programa de incentivos.
Olhe para a estrutura do negócio e veja quais são as suas possibilidades. Que tal estruturar melhor a política de comissão e torná-la mais atraente do que a da concorrência? Recompensas, como ingressos de shows ou cinema, folgas, entre outros, são bem-vistos. Já os benefícios, como descontos em academias e restaurantes, home office e flexibilidade no horário de trabalho, também servem de incentivo à retenção de talentos.
Atualmente, é mais difícil encontrar profissionais que projetam as próprias carreiras em uma única companhia. A maioria busca realização profissional, independentemente da organização em que isso será atingido. Por esse motivo, principalmente se o seu negócio está expandindo ou tem planos de crescer, é fundamental que você dê espaço para que os seus colaboradores se desenvolvam profissionalmente.
A possibilidade de ascensão profissional dentro da empresa é um grande fator de motivação para colaboradores. Por mais que o dinheiro fale mais alto em alguns casos, existe o fator psicológico de se sentir confiável e respeitado dentro do ambiente de trabalho. Quando você oferece oportunidades reais de crescimento aos seus colaboradores, eles deixam de ver o negócio apenas como algo passageiro e enxergam ali a real chance de estabelecer um plano para as próprias carreiras.
A sensação de dever cumprido é maravilhosa, não é verdade? Esse sentimento figura entre os principais que estão associados à satisfação dentro do ambiente profissional. Para que o dever seja cumprido, os colaboradores necessitam de um direcionamento claro e preciso sobre as tarefas que estão realizando. Isso pode ser feito por meio do estabelecimento de uma política de feedbacks.
Em vez de apenas se queixar porque alguém não está desempenhando corretamente as atividades que lhe foram designadas, busque orientar. Chame os colaboradores para conversar. Aponte os pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados. Se o profissional tem a capacidade de encontrar soluções e resolver problemas, ele tenderá a permanecer satisfeito por mais tempo na sua empresa. Só que, para isso, ele precisa saber se o que está fazendo é certo ou não.
Os colaboradores precisam se sentir como parte ativa do negócio, não apenas como números. Por isso, trabalhe em algumas ações que reforcem a transparência da empresa, com o objetivo de conquistar a confiança da equipe. Se for apresentada uma visão mais clara de como os negócios estão indo, eles tenderão a se envolver mais com os processos e as tarefas em busca dos melhores resultados.
Estude um modo para compartilhar com eles esses dados regularmente. Se você tem uma equipe de vendedores, envie relatórios de vendas diários, semanais ou mensais. Compartilhe também o que os clientes estão achando sobre os produtos, serviços e até o atendimento prestado. O acesso a esse tipo de informação faz com que os colaboradores se enxerguem como parte importante do negócio e ajuda, ainda, na integração das áreas.
Lembre-se de que, no fundo, os colaboradores desejam receber da empresa para o qual trabalham o reconhecimento pelo esforço e dedicação. Ao identificar um profissional que se dedicou a um projeto ou não mede esforços para ajudar os seus colegas de trabalho, não hesite em elogiar. Sempre que for possível, faça isso pessoalmente. Não se trata apenas de reconhecer, mas de incentivar.
Quando um líder elogia a sua equipe, as pessoas sentem que os seus esforços são apreciados, colocando-as em uma situação em que manter o nível é o mínimo. As conquistas no dia a dia também elevam a sensação de prazer e o envolvimento que os colaboradores têm com a empresa. Quando essas conquistas são reconhecidas, eles experimentam níveis maiores de motivação — o que contribui para uma autoestima maior.
O mesmo ocorre quando, depois de muito se esforçarem, os colaboradores não são reconhecidos pela organização. Eles sentem como se as longas horas de trabalho tivessem sido à toa, pois não receberam o estímulo certo que justificasse a continuidade de suas ações. Portanto, reconheça e comemore cada conquista dos membros da sua equipe.
Uma dose de competitividade dentro do ambiente corporativo até que é saudável, mas estimular a colaboração entre os profissionais permite alcançar níveis mais elevados de produtividade. O conceito de equipe mudou. Antigamente, cada membro era responsável apenas pelo próprio trabalho, como se estivesse constantemente em uma linha de produção. Finalizou a sua parte? Passe para o próximo!
Esse conceito ficou no passado. Atualmente, todos os profissionais que fazem parte de um time são responsáveis por tudo. A união de pessoas com conhecimentos e experiências diferentes propicia o trabalho colaborativo, pois cada um contribui dando o seu melhor. Por esse motivo, estimule o trabalho em equipe e valorize as conquistas que cada grupo conseguir.
Não esqueça de reconhecer os talentos individuais, sem deixar de reforçar a importância que o trabalho colaborativo tem.
A motivação para colaboradores também pode ser reforçada por meio das tarefas que são delegadas a eles. Quando elas limitam demais a atuação dos profissionais, tendem a ser sufocantes e pouco estimulantes. Se o processo para atingir um resultado não precisar de regras claras, dê liberdade para que os colaboradores possam ousar e serem mais criativos.
O mesmo vale para a autonomia. Não são todas as decisões que necessitam passar pela sua mesa. Dedique-se aos pontos mais estratégicos do negócio e libere os seus colaboradores para outras atividades. Quando você contratou a sua equipe, pôde checar as qualificações que cada um tinha, não é verdade? Então, confie mais nos seus colaboradores e dê a autonomia necessária para que eles também tomem decisões.
Todos os pontos que foram apresentados até aqui transmitem uma mensagem clara para você, empreendedor: converse abertamente com os seus colaboradores. A comunicação, atualmente, é cada vez mais horizontal. Isso significa que a hierarquia deve ser respeitada, mas que não há mais toda aquela burocracia para que um colaborador se sinta impedido de chegar até você a fim de sugerir, criticar ou mesmo alertar sobre um problema.
Se você deseja manter a autoestima dos seus colaboradores, coloque em prática as ações de motivação que compartilhamos aqui. Dessa forma, a produtividade deles vai melhorar e a empresa alcançará resultados cada vez mais significativos.
Agora chegou a sua vez. Conte para a gente como você lida com a motivação para colaboradores dentro da sua empresa. Deixe o seu comentário!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários