Todo bom gestor de RH se preocupa com cada funcionário que entra e sai da empresa. O trabalho desse setor é justamente garantir que a configuração de cada equipe seja ideal para o melhor funcionamento da companhia, buscando o que é conhecido como sinergia empresarial. A palavra “sinergia” significa “coesão”, quando duas ou mais partes correlacionadas exercem suas funções da forma mais eficiente possível.
Buscar esse estado orgânico de atuação deve ser o principal objetivo de qualquer empresa, já que isso implica o aumento da lucratividade. Veja aqui algumas das atitudes que possibilitam à empresa atingir esse nível de eficiência:
Para que ocorra a sinergia empresarial, é importante que todos estejam caminhando na mesma direção. Se os objetivos individuais levarem cada colaborador a um lugar diferente, dificilmente será possível construir algo grande. Por isso, estabeleça metas para a empresa e acompanhe os funcionários que estão mais alinhados com estes objetivos.
Dezenas de pessoas são demitidas em médias e grandes empresas por não compartilharem os mesmos objetivos. Essa não é uma atitude tão fria quanto parece. Se o funcionário não compartilha da filosofia da empresa e vice-versa, por mais que você tente motivá-lo, nenhum dos dois chegará mais perto de suas metas. O melhor é buscar outro local que possibilite crescimento pessoal.
Outra coisa que influencia fortemente a sinergia empresarial é a comunicação. Uma equipe eficiente não pode ter receio de comunicar seus erros, fazer elogios ou mesmo conversar sobre assuntos pessoais e/ou aleatórios. Isso tudo sem perder o foco em suas tarefas.
É importante que não haja muita verticalidade nos canais de comunicação. Quanto mais direta for a mensagem, melhores serão as chances de tudo ser compreendido rapidamente. Todos precisam ter voz nas reuniões, mesmo que a decisão final caiba a um único gestor.
Já mencionamos que a comunicação gera mais sinergia empresarial, mas é importante lembrar sobre a natureza dessa comunicação. Elogios por um trabalho bem-feito reforçam determinadas atitudes positivas para a equipe e ajudam no desenvolvimento de seus colaboradores, enquanto um feedback mais negativo revela os pontos a serem melhorados.
Lembre-se: não leve esses discursos para o lado pessoal. Mesmo que alguém se exalte ou esteja enganado, respire fundo e expresse sua opinião com calma. O importante é ter informações úteis para todos ao final de cada reunião.
Já mencionamos a importância de um objetivo comum para todos os envolvidos. Mas deve existir também a preocupação de que este objetivo não seja excludente. Oferecer um bônus que apenas o melhor funcionário de cada equipe terá não promove sinergia empresarial, apenas uma competição pouco amistosa entre os colegas de trabalho.
Uma competição saudável promove o melhor desempenho da equipe, desde que seja justa e cada integrante já se sinta reconhecido dentro de sua função. Todos esses pontos são discutíveis, mas se a equipe tem um relacionamento interpessoal positivo, essa competitividade apenas reforçará essa ligação. Além disso, uma situação competitiva pode levar cada membro a encontrar novas soluções criativas para suas funções.
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários