fbpx

Blog da

O uso do People Analytics dentro do ambiente de trabalho

O People Analytics vem mudando a forma como as empresas enxergam seus funcionários e otimizando todo o processo de contratação, além de criar estratégias eficazes para manter o funcionário ideal dentro da companhia. Como isso? De forma simples e resumida, trata-se de uma análise de dados completa, que é capaz de prever e prevenir situações problemáticas relacionadas aos colaboradores.

Essa espécie de “rastreamento” pode ser via rede social, e-mail e outros bancos de coleta. Com esses dados em mãos, torna-se possível criar “perfis de funcionários” e saber como eles podem reagir em determinadas situações.

Por exemplo, com o People Analytics fica muito mais rápido e fácil identificar o perfil de um funcionário que tem inúmeros talentos e capacidades, porém, que irá deixar a companhia em pouco tempo. Fazendo essa identificação, a empresa tem a chance de evitar que o problema ocorra, criando estratégias ou ao mesmo alterando as já existentes.

Outra vantagem deste tipo de análise é na hora do recrutamento. Afinal, as organizações estão entendendo cada vez mais que apenas as qualificações e certificações de um candidato não são o suficiente para garantir o sucesso dele dentro de uma determinada função.

É preciso ir além e conseguir prever os riscos e encontrar o funcionário ideal. O que levaria anos para acontecer, hoje está muito mais otimizado e prático com o People Analytics.

Podemos citar como cases de referência a companhia de pesquisas McKinsey e a Nielsen. Ambas introduziram ferramentas de análises para modificar seus sistemas e conseguiram atingir seus objetivos, fazendo ajustes nas lideranças e encontrando os pontos críticos que precisam de reparos.

A dica é não ter medo de começar algo novo e envolver todos os funcionários nas mudanças, estimulando-os e usando os dados coletados para melhorias em toda a organização.

Comentários