O mundo dos negócios está sempre repleto de novidades e uma delas é o Job Rotation. Como o próprio nome sugere em sua tradução, trata-se de uma rotação de trabalho, mais especificamente de função dentro de uma organização.
Dessa forma, o colaborador, em vez de se fixar apenas em um cargo e poucas funções, vai passar por diversas áreas da companhia durante um período determinado de tempo.
O conceito do Job Rotation tem se tornado uma realidade cada vez mais comum, por ser simples de aplicar, desde que utilizadas as ferramentas certas. De forma simplificada, ele funciona como uma espécie de treinamento ao funcionário, sendo uma prática muito comum para estagiários ou trainees. Mas eventualmente colaboradores antigos também podem ser remanejados temporariamente para outros setores.
Uma das vantagens deste tipo de estratégia é o gasto menor com treinamentos externos, que exigiriam o afastamento do colaborador da empresa por alguns dias ou semanas.
Outra grande vantagem é que a organização passa a contar com um funcionário extremamente capacitado, que conhece todas as áreas de atuação que lhe foram apresentadas, seja porque passou alguns dias na função ou até mesmo meses.
Isso faz com que todos os colaboradores entendam melhor os processos, saibam como agir em situações de emergência e possam ser úteis quando houver faltas ou até mesmo afastamentos.
Além disso, muitos especialistas acreditam que este tipo de rotação faz com que o colaborador se torne mais proativo e dedicado ao trabalho por não se estressar com funções repetitivas e se manter sempre em aprendizado contínuo. É uma das estratégias usadas em linhas de produção, por exemplo, para que os colaboradores não fiquem presos em movimentos exaustivos.
Geralmente é uma movimentação lateral, não implicando necessariamente em promoções. Em todo caso tem sido bastante útil para proporcionar dinamismo e motivação no ambiente de trabalho.
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários