fbpx

Blog da

Recrutamento e seleção: 5 dicas de ouro para contratar talentos!

Contratar a pessoa certa é determinante para o sucesso da sua empresa. Ter o profissional mais indicado para uma vaga significa mais satisfação, mais motivação e maior tempo de permanência na empresa. Além de aumentar a produtividade, isso reduz perdas e custos com novos processos de recrutamento e seleção.

Ao mesmo tempo, encontrar talentos (bem como valorizá-los e retê-los) é das tarefas mais desafiadoras para o setor de RH. Mesmo assim, algumas dicas podem te ajudar a localizar a pessoa ideal para a posição certa dentro da sua empresa. Confira agora!

1. Defina as competências de um candidato

Para contratar o talento ideal, é preciso entender, em primeiro lugar, quem é esse candidato perfeito. Para isso, determine as competências consideradas essenciais para ele.

Nesse momento, é relevante definir tanto as capacidades e conhecimentos técnicos indispensáveis, como também os traços de personalidade.

De uma forma geral, é importante buscar candidatos que sejam proativos, comprometidos, responsáveis e capazes de buscar os resultados da empresa, independentemente da vaga que ocuparão.

2. Considere o alinhamento com os valores da empresa

Tão importantes quanto as competências do candidato são os valores que ele carrega. Estes costumam ser os aspectos mais sólidos da personalidade e afetam diretamente a atuação do colaborador. Se estão desalinhados com os da empresa, o resultado pode ser desastroso para todos.

Se a empresa acredita em colocar as pessoas acima de todas as coisas, por exemplo, um talento contratado para ser líder de uma grande equipe não pode ter foco apenas em números.

Assim, o ideal é contratar os profissionais cujos valores sejam condizentes com os da organização. Lembre-se: conhecimento e experiência podem ser ensinados, o que nem sempre acontece com os valores.

3. Teste habilidades por meio de atividades práticas

Por mais que a conversa e o olho no olho sejam importantes na hora de selecionar de talentos, é fundamental realizar atividades práticas para testar algumas habilidades básicas pretendidas em um candidato, segundo as tarefas que ele deverá cumprir na empresa.

É o caso, por exemplo, de trazer problemas reais para que os candidatos tentem resolvê-los. A partir disso, é possível identificar mais claramente qual é o talento mais adequado para a vaga disponível.

Pode-se pedir ao candidato, por exemplo, que avalie se uma dada empresa é lucrativa ou não, oferecendo-lhe alguns elementos sobre o empreendimento, como o seu market share, ou apresentar a ele um cenário problemático, como uma gestão de estoque mal cuidada, e avaliar as soluções que ele daria para o caso.

4. Trabalhe a imagem da sua empresa

Empresas que possuem uma imagem melhor normalmente atraem mais facilmente ótimos candidatos para as suas vagas. Nesse caso, ter uma imagem interessante, consistente e confiável é bastante eficiente para atrair os melhores talentos.

Isso é possível, por exemplo, ao se oferecer um ótimo ambiente de trabalho, ou um plano de carreira bem estruturado. Ter uma política de benefícios também ajuda  consideravelmente nesse quesito, assim como uma boa média salarial.

5. Saiba procurar candidatos nos lugares certos

Se você deseja atrair um determinado talento para a sua empresa, não adianta procurar no lugar errado. Quem deseja profissionais altamente experientes não deve priorizar anúncios em faculdades, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental definir o melhor local para encontrar os candidatos mais adequados ao que a empresa busca. Além de anúncios físicos, é possível utilizar plataformas e portais de vagas, além das próprias redes sociais, como o LinkedIn.

Para contratar talentos é preciso estruturação e planejamento, de modo a identificar o perfil ideal e contratar o profissional mais alinhado com a empresa. Além disso, é necessário procurá-lo nos lugares certos e ter uma boa reputação empresarial, para atrair o melhor capital humano e profissional.

E já que o assunto são os desafios no recrutamento e seleção de talentos, que tal ficar por dentro das principais tendências de RH em 2017?

Comentários