fbpx

Blog da

feedback

10 dicas para manter os colaboradores com motivação no home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus adiantou uma tendência que há muito tempo os setores de Recursos Humanos das empresas já previam: o trabalho em casa. Mas, manter a motivação no home office pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

A rotina fora do escritório concede diversos benefícios para as corporações, como a redução de custos com infraestrutura, gastos com viagens e deslocamentos, entre outros investimentos. Entretanto, é necessário que exista uma liderança treinada e capacitada para extrair o melhor da equipe, além de um olhar mais apurado da empresa em relação às necessidades dos colaboradores.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 10 dicas para manter a motivação no home office. Acompanhe!

1. Reestruture os benefícios para oferecer uma experiência mais valiosa

Apesar de a legislação brasileira ainda ser bastante rígida quanto à flexibilização de benefícios, a nova realidade vivenciada pelos trabalhadores requer um olhar mais atento para os benefícios concedidos pela empresa.

Veja o exemplo do vale-refeição. Se os profissionais estão fazendo suas refeições em casa, considere reverter o valor para o vale-alimentação, já que com este benefício é possível fazer compras em mercados, padarias, açougues e hortifrúti, facilitando o acesso a itens básicos.

Ao rever cada um dos benefícios e adequá-los à real necessidade dos trabalhadores, fica mais fácil atender às expectativas, ao mesmo tempo em que a empresa oferece uma melhor experiência, fundamental para que os colaboradores se sintam mais motivados no trabalho.

Perceba que não se trata de cortar benefícios, mas adequá-los à nova realidade dos trabalhadores.

2. Dê feedbacks constantes e consistentes

A distância pode ser um empecilho para a produtividade, criatividade e inovação. Por isso, é importante que a liderança tenha um olhar atento e dê feedbacks positivos e negativos para as equipes, tanto de forma individual quanto em grupo, visando ajudá-las nos objetivos traçados e também desenvolvendo-as para os novos desafios.

3. Gere boas práticas a partir das conversas entre a equipe

Longe da liderança e de toda a estrutura física da empresa, pode ser mais difícil para alguns colaboradores visualizar como serão os processos. Por isso, as conversas e trocas de ideias devem ser constantes, a fim de manter a produtividade e a qualidade das entregas.

Aproveite este momento para dizer o que se espera do desempenho individual e do grupo. Com isso, você cria uma boa sinergia, capaz de engajar as pessoas nos objetivos traçados pela organização.

Além disso, a comunicação, mesmo que a distância, proporcionada através de recursos tecnológicos como videoconferências, é fundamental para alinhar os processos e manter a equipe motivada.

4. Faça reuniões com frequência

É dever da liderança promover os encontros virtuais e, quando possível, os presenciais, para que as pessoas possam interagir e fomentar as melhores ideias, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da empresa.

5. Reformule a cultura com base nesta nova perspectiva

O “novo normal” mudou a rotina das empresas e de pessoas em todo o mundo, gerando outras expectativas e novas prioridades. Tudo isso impacta na cultura da empresa, que deve ser revista e transmitida para todos os colaboradores sob essa nova perspectiva.

Nesta reformulação, do ponto de vista do RH, a empresa precisa deixar claro o que espera dos seus profissionais, quais são os valores essenciais e como cada membro da equipe pode contribuir com o objetivo geral da companhia.

6. Alinhe os colaboradores em relação às mudanças

Lembre-se que não se implementa uma cultura da noite para o dia e que muitos esforços serão necessários para que as pessoas entendam e absorvam os novos conceitos. Logo, invista em treinamentos constantes e em outros métodos de comunicação e endomarketing para que a essência dos novos direcionamentos possa ser assimilada e também praticada.

Entre essas formas de comunicação, podemos citar a troca de informações por e-mail, envio de newsletter, grupos de discussão em redes sociais corporativas, encontros presenciais para a transmissão dos direcionamentos, entre outros.

7. Diminua a burocracia

A rotina fora do escritório requer processos mais práticos e objetivos, por isso, diminuir a burocracia é fundamental. Logo, reveja processos, elimine o que não for necessário, otimize o que for possível e faça de tudo para facilitar a vida do colaborador trabalhando em casa.

Desta forma, o profissional se sentirá mais motivado, as chances de elevar a produtividade aumentam e ele conseguirá pensar em novas soluções, o que é um importante fator competitivo para as empresas.

8. Treine a liderança

O atual momento exige muitas habilidades da liderança, já que é preciso comandar o time a distância e ainda garantir os resultados esperados pela organização. Neste cenário, treinar os gestores para conduzir as equipes da melhor maneira é fundamental. Algumas competências esperadas dos líderes nesse momento são:

  • Empatia;
  • Capacidade de resolução de conflitos;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Autogestão;
  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Capacidade de inovar;
  • Adaptabilidade;
  • Ética.

9. Ajuste as metas

Algo que deve ser considerado pelas empresas são as metas estipuladas antes da pandemia. Será possível alcançá-las no novo cenário econômico e social? Como está o mercado para os bens e/ou serviços ofertados pela companhia? O que fazer para que as metas sejam alcançadas em uma relação justa entre a empresa e os trabalhadores?

Todas essas perguntas devem ser analisadas, pois metas inalcançáveis apenas servem para distanciar a empresa dos colaboradores, que se sentem desmotivados e, consequentemente, tendem a diminuir de forma considerável o nível de comprometimento.

Isso não quer dizer que a companhia terá de flexibilizar todas as metas, apenas analisar o contexto e adequar as ações para a nova realidade.

10. Mostre os benefícios relacionados à qualidade de vida

Os colaboradores também têm ganhos com o home office, principalmente relacionados à qualidade de vida, como poder estar mais tempo com a família e evitar o estresse de grandes deslocamentos. Mostre isso à equipe para que todos vejam a situação como um benefício e ajude a aumentar a motivação do time.

Como vimos ao longo desta leitura, manter a motivação no home office é possível, desde que a empresa se esforce para adequar o novo momento à realidade de seus colaboradores.

A UP Brasil pode ajudar você a elevar a motivação no home office com benefícios sob medida para a sua demanda. Entre em contato para saber mais!

Comentários