A gestão de frotas é um setor indispensável para empresas que possuem frotas ativas, especialmente quando são próprias. Apesar disso, a gestão, por si só, não leva automaticamente a uma redução de custos, já que alguns erros precisam ser evitados e algumas medidas devem ser tomadas. Com a implantação de algumas ações, por sua vez, é possível reduzir os gastos com essa gestão, tornando-a mais eficiente e ainda mais relevante para o negócio.
Assim, confira a seguir cinco maneiras de reduzir os gastos com gestão de frotas.
Para reduzir os gastos com gestão de frotas primeiramente é preciso conhecer como é a frota, como acontece a gestão e quais são as necessidades específicas. Entender corretamente como é a dinâmica de gestão de frotas da empresa ajuda fortemente no desenvolvimento de uma estratégia adequada.
Por isso, é muito importante ter um planejamento de como serão reduzidos os gastos e quais serão as medidas implantadas para isso. Estabelecer um cronograma também é uma forma de garantir que tudo aconteça da maneira mais eficiente possível. Metas e métricas são outros fatores que devem estar presentes, já que a ausência delas é um erro de gestão que precisa ser evitado.
Dentro desse planejamento também é necessário determinar um orçamento. Sem o estabelecimento desse limite, é praticamente impossível garantir que os custos fiquem sob controle. Como resultado, a gestão de frotas vai continuar gastando cada vez mais e os resultados desejados não vão ser obtidos.
Assim, é preciso determinar um orçamento máximo para a gestão de frotas, como estabelecer um valor limite para o abastecimento ou para a manutenção, por exemplo. Desde que esse orçamento esteja condizente com a realidade, o resultado é uma direção mais focada para a economia desejada.
Outro ponto crucial para a redução dos custos é a comunicação entre a gestão e a frota. Quanto mais comunicação houver entre esses dois segmentos, maiores são as chances de evitar erros, retrabalhos e prejuízos em geral, levando a uma redução de custos.
Essa comunicação deve ser estimulada pela gestão como uma forma de garantir a melhor tomada de decisão possível. É o caso, por exemplo, de os motoristas comunicarem a gestão imediatamente sobre qualquer problema em uma entrega, por exemplo. Ao fazer isso, a gestão ganha a oportunidade de agir de maneira imediata de modo a evitar ou conter possíveis danos.
Somente a comunicação espontânea não é o suficiente e por isso também é preciso aumentar o controle da frota. Isso pode ser obtido ao utilizar um sistema de rastreamento e também ao escolher soluções específicas, como o Cartão Frota da Policard. Ao fazer isso, é possível delimitar quanto será consumido, assim como acompanhar os gastos para maior organização.
Com mais controle, a gestão se torna mais previsível e, portanto, mais fácil. Com menos erros e menos desperdícios, portanto, é possível reduzir os custos com a gestão e tornar a frota mais eficiente. Além disso, também se evita o erro de deixar a frota sem uma supervisão mais efetiva, o que leva a custos maiores.
Um software específico é mais uma forma de reduzir os gastos com a gestão de frotas. Isso se deve basicamente ao fato de que ele centraliza todas as informações da gestão e torna o seu acesso mais fácil. Além disso, esse software também ajuda no controle e na análise de dados e de custos em geral, o que permite que os gastos sejam otimizados.
Além disso, o uso de um software específico também integra diferentes soluções, como o monitoramento em tempo real, permitindo que a gestão gaste menos recursos para controlar a frota.
Reduzir os gastos com gestão de frotas é possível mediante um planejamento inicial e determinação de orçamento. Além disso, deve ocorrer a melhora na comunicação, o aumento do controle e o uso de um software específico, fazendo com que a frota se torne mais eficiente e a gestão, mais barata.
Como você faz para reduzir gastos com gestão de frotas? Quais são suas necessidades? Comente e participe!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários