Reduzir custos na empresa sem interferir na produtividade é o objetivo de todo empresário. Não é para menos: ao conseguir diminuir os custos, é possível alcançar uma maior lucratividade e mais faturamento. O grande desafio, porém, é fazer esses cortes sem perder o ritmo de produção e faturamento.
Se você se vê às voltas com essa questão, continue a leitura do texto, pois listamos algumas ideias para reduzir custos na empresa!
O banco de horas é uma boa solução para reduzir custos na empresa porque ele permite a concessão de folgas ao funcionário, em vez do pagamento de horas extras. Assim, o negócio consegue aumentar sua produtividade sem que haja também aumento dos gastos.
O home office também é um bom investimento. Dessa forma, não só você economiza em vale transporte e refeição, mas também os seus colaboradores trabalham em horário flexível e no conforto do lar. Assim, a produtividade pode aumentar, e os trabalhadores se sentirão mais confiantes e descansados.
A otimização da jornada de trabalho a fim de melhorar o desempenho dos profissionais é outra maneira de aumentar a produtividade sem ter maiores custos. Para isso, algumas estratégias que podem ser adotadas são: reorganizar as equipes e desenvolver um ambiente de trabalho produtivo e organizado, em que os colaboradores se sintam bem.
Mantenha também a mesma equipe sempre que possível. Evitar a alta rotatividade de funcionários não só reduz a credibilidade da empresa, mas também deixa os demais colaboradores estressados. Tenha uma equipe confiável e capacitada e invista em educação e especialização. Dessa forma, todos conhecerão o seu próprio trabalho e conseguirão desempenhá-lo sem perder a produtividade.
Os processos internos da empresa, como emissão de nota fiscal e encaminhamento de documentos de um funcionário para outro, acabam por tomar um tempo que poderia ser mais bem empregado. Portanto, reveja esses processos para eliminar o que é desnecessário e foque simplificar o que precisa ser mantido para maximizar a produção.
Investir em um software ERP (Enterprise Resource Planning) é uma boa solução, uma vez que ele facilita a organização dos processos internos, reduz o trabalho redobrado e otimiza o tempo dos colaboradores, permitindo uma maior produção. Aplicativos e sites também podem ser bons aliados para a produtividade, como os de planilhas compartilhadas e bancos de imagens gratuitos.
A sobra ou o mau uso dos materiais internos e o descontrole do almoxarifado são grandes gargalos financeiros para muitas empresas. Felizmente, esses problemas podem ser facilmente resolvidos. Algumas medidas simples permitem reduzir esses custos sem afetar a produção.
Tenha sempre lembretes para reduzir o número de impressões, por exemplo. Além disso, a troca de lâmpadas por LED e sensores de presença em corredores e banheiros auxiliam muito na redução da conta de luz.
É comum que metade do faturamento de uma empresa seja gasto em pagamentos a fornecedores. Por isso, renegociar dívidas, prazos e produtos pode diminuir os custos da empresa sem alterar a produtividade.
Outra boa dica é fazer uma nova seleção de potenciais fornecedores com custos mais atrativos e produtos de qualidade idêntica. Ter um bom relacionamento com seus antigos fornecedores é imprescindível. Antes de optar por um mais barato, converse com o seu atual fornecedor e comente sobre o que você encontrou. Talvez ele possa renegociar o preço sem prejudicar a relação entre vocês.
Instituições bancárias são conhecidas por cobrar altas taxas e tarifas. Ficar de olho nesse tipo de despesa pode representar uma boa economia, sem risco de afetar as vendas e a produtividade da empresa.
Comece a analisar os custos com transferência, saques e adiantamentos. Esses costumam ser os principais valores cobrados e que aumentam os custos da empresa. Conforme for, converse com o seu gerente e negocie melhores taxas.
O congelamento de produtos no estoque representa custos desnecessários e diretos. Identifique o que está parado, faça uma promoção e reorganize as compras. Vale mais ter o dinheiro para giro do que manter mercadorias congeladas e que dificilmente serão vendidas.
Converse com os canais de distribuição e descubra as preferências dos clientes. Talvez o material que encalha em um determinado ponto de venda esteja sempre em falta em outro. Conheça seu público e coloque o produto à disposição de quem realmente compra.
Algumas tarefas simples podem ser automatizadas, evitando o reposicionamento de colaboradores em partes essenciais da empresa. Atendimentos telefônicos, por exemplo, podem ser automatizados com softwares simples, que direcionam o cliente para o setor que realmente fará o atendimento.
Outra ideia é fazer a alimentação de planilhas com a atualização de dados e o acréscimo de novos clientes. Tarefas repetitivas, como lembrar um cliente, por mensagem de voz, sobre o atraso de um pagamento também podem ser executadas automaticamente. Pesquise e deixe a sua empresa mais dinâmica.
Evite gastos desnecessários, como copos descartáveis. Faça canecas ou copos personalizados e economize, além de ser sustentável, essa medida reduz muito os custos da empresa. Outra dica é incentivar os colaboradores a consumirem menos luz e a fazerem um menor número de impressões, por exemplo. Desse modo, todos se unem em prol de uma mesma causa.
O crowdsourcing também é uma boa maneira de economizar em limpeza, transportes e outros serviços gerais. Alguns aplicativos, como Uber e Get Ninjas, podem ser soluções mais viáveis para reduzir drasticamente os custos de sua empresa. Procure o serviço de que precisa e invista nisso!
Se não é o foco do seu negócio, terceirize! Limpeza, comida e outras necessidades que não são o objetivo de sua empresa podem ser terceirizadas. Dessa forma, você terá a garantia de que tudo será feito e não “gastará” colaboradores e tempo com isso, o que aumenta bastante a produtividade de sua equipe.
Muitas empresas costumam terceirizar o RH, a contabilidade e, muitas vezes, até mesmo o escritório! O aluguel de um coworking não fica muito caro e permite que seus colaboradores tenham um escritório com cara de lar. Dessa forma, eles não ficam fora do convívio social, como pode acontecer com o home office, e produzem muito mais.
Com essas ações e um bom planejamento, é possível reorganizar as finanças e ter ideias para reduzir os custos na empresa sem afetar negativamente a produtividade e a qualidade do serviço ou produto final. Pesquise o perfil da sua empresa e veja no que você consegue investir. Com toda certeza, seus custos vão reduzir bastante!
Agora que você já sabe como reduzir custos na empresa, vamos continuar a aprender? Saiba tudo sobre como a gestão de benefícios ajuda o RH a ser mais estratégico!
Solicite uma proposta
Ligue para 0800 777 4000 ou preencha os dados abaixo que entraremos em contato.
Comentários